PUBLICIDADE

Mundo

EUA anunciam inquérito sobre polícia de Mineápolis após assassinato de George Floyd

21 abr 2021 - 11h14
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, lançou na quarta-feira uma investigação abrangente sobre as práticas de policiamento em Mineápolis após o veredicto de um júri de que o ex-policial Derek Chauvin assassinou George Floyd.

Procurador-geral dos EUA, Merrick Garland,  dirige-se à equipe em seu primeiro dia no Departamento de Justiça dos EUA em Washington, DC, 11/03/2021. Kevin Dietsch/Pool via REUTERS/Foto de arquivo
Procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, dirige-se à equipe em seu primeiro dia no Departamento de Justiça dos EUA em Washington, DC, 11/03/2021. Kevin Dietsch/Pool via REUTERS/Foto de arquivo
Foto: Reuters

A investigação "vai avaliar se o Departamento de Polícia de Mineápolis se envolve em um padrão ou prática de usar força excessiva, incluindo durante protestos", disse Garland em entrevista coletiva.

A condenação de Chauvin foi um marco na história racial dos Estados Unidos e uma repreensão ao tratamento dado aos negros americanos pela aplicação da lei.

Garland disse anteriormente que fará a repressão à má conduta policial uma prioridade.

O presidente dos EUA, Joe Biden, qualificou a condenação de Chauvin como um "passo gigantesco" rumo à justiça no país.

O Departamento de Justiça já havia trazido a público uma investigação que analisa se os policiais envolvidos na morte de Floyd violaram seus direitos civis.

O Departamento de Justiça retirou na sexta-feira uma política implementada durante a administração do ex-presidente Donald Trump que limitava as ferramentas que o governo federal poderia usar para monitorar e investigar a má conduta policial.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade