PUBLICIDADE

Mundo

EUA acusam Irã de incitar ataque contra Rushdie

Escritor foi alvo de atentado no estado de Nova York

15 ago 2022 - 10h36
(atualizado às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, acusou o regime fundamentalista do Irã de ter inspirado o atentado contra o escritor Salman Rushdie, alvo de um ataque em Nova York no fim da semana passada.

Salman Rushdie foi esfaqueado em Nova York, nos EUA
Salman Rushdie foi esfaqueado em Nova York, nos EUA
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"As instituições iranianas incitaram a violência contra Rushdie por gerações, e a imprensa estatal comemorou o atentado contra sua vida. Isso é desprezível", afirmou Blinken em um comunicado divulgado no último domingo (14).

Segundo o secretário, "forças perniciosas" tentam "minar" a liberdade de expressão, de religião e de imprensa, "inclusive por meio do discurso de ódio".

"Os Estados Unidos e seus parceiros não vacilarão em sua determinação de se levantar contra essas ameaças, usando todos os meios apropriados à nossa disposição. A força de Rushdie fortalece nossa determinação e ressalta o imperativo de permanecermos unidos contra aqueles que ameaçam esses direitos universais", acrescentou Blinken.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores do Irã negou "categoricamente" qualquer responsabilidade no ataque contra o escritor. "Ninguém tem o direito de acusar a República Islâmica do Irã", afirmou a pasta nesta segunda-feira (15).

Rushdie, 75, foi esfaqueado enquanto se preparava para dar uma palestra em Chautauqua, no estado de Nova York. Ele segue internado, mas já apresenta melhora. O agressor, Hadi Matar, americano de 24 anos que simpatiza com o regime iraniano, foi preso e responderá por tentativa de homicídio.

O escritor se tornou alvo de Teerã por causa do romance "Os versos satânicos" (1988), que é crítico ao Islã. Na época, o então guia supremo do Irã e líder da revolução de 1979, aiatolá Ruhollah Khomeini, chegou a oferecer dinheiro pela morte de Rushdie e convocou muçulmanos do mundo todo a assassinar o autor.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade