PUBLICIDADE

Mundo

Etiópia ataca capital de Tigré e moradores fogem de cidade vizinha

22 out 2021 - 16h36
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Etiópia lançou um ataque aéreo nesta sexta-feira contra a capital de Tigré, região do norte do país sob controle de rebeldes, e moradores de uma cidade da região vizinha de Amhara disseram que muitos moradores estão fugindo dos combates cada vez mais intensos.

Membros da Força de Defesa Nacional Etíope durante missão em Sanja
09/11/2020
REUTERS/Tiksa Negeri
Membros da Força de Defesa Nacional Etíope durante missão em Sanja 09/11/2020 REUTERS/Tiksa Negeri
Foto: Reuters

Fontes humanitárias e a Frente de Libertação do Povo Tigré (TPLF), que controla a região, disseram que a ofensiva aérea atingiu uma universidade da capital regional Mekelle. O porta-voz governamental, Legesse Tulu, disse que o ataque atingiu uma antiga base militar hoje ocupada por combatentes do TPLF e negou que a universidade tenha sido alvejada.

A Reuters não conseguiu confirmar nenhum dos relatos de maneira independente. A TV Tigré, controlada pelo TPLF, noticiou que 11 civis foram feridos pelo ataque. Foi no mínimo o quarto dia em que Mekelle foi atacada nesta semana.

A Organização das Nações Unidas (ONU) suspendeu todos os voos para Mekelle depois que um avião com 11 passageiros teve que abortar um pouso nesta sexta-feira, disse seu porta-voz, Stéphane Dujarric. O voo da ONU saído de Adis Abeba havia sido autorizado por autoridades federais, explicou ele, mas foi orientado "pela torre de controle do aeroporto de Mekelle a abortar o pouso".

O avião voltou em segurança à capital etíope, disse Dujarric, acrescentando que agências da ONU estão "analisando cuidadosamente as circunstâncias" do que aconteceu.

O conflito de quase um ano entre o governo e forças aliadas ao TPLF já matou milhares de pessoas e deslocou mais de dois milhões.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade