PUBLICIDADE

Mundo

'Estou sempre disposto a ir a Moscou', diz Papa

Francisco acaba de voltar de dois países de maioria ortodoxa

6 dez 2021 - 11h14
(atualizado às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (6) que está "sempre disposto" a viajar para Moscou, capital da Rússia, país que ele ainda não visitou em quase nove anos de pontificado.

Papa Francisco em voo de retorno da Grécia?
Papa Francisco em voo de retorno da Grécia?
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração foi dada no avião durante o voo de retorno entre Atenas e Roma, após uma viagem por Chipre e Grécia, duas nações de maioria ortodoxa, assim como a Rússia.

"Estou sempre disposto a ir a Moscou. Não existem protocolos para dialogar com um irmão", disse Francisco, em referência ao primaz da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo.

Segundo o líder católico, um bispo ortodoxo russo, o metropolita Hilarion Alfeyev, deve ir ao Vaticano na semana que vem para discutir um possível encontro com Cirilo.

O Papa já se reuniu em sua viagem por Chipre e Grécia com os chefes das igrejas ortodoxas dos dois países, Chrysostomos II e Jerônimo II, respectivamente, em mais uma de suas tentativas de reaproximar as diferentes confissões cristãs.

"Somos irmãos, dizemos as coisas na cara. É belo ver irmãos brigar porque eles pertencem à mesma mãe, à mãe Igreja. A história nos dividiu, mas devemos caminhar juntos, devemos trabalhar em união e pela união", afirmou Jorge Bergoglio nesta segunda-feira.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade