PUBLICIDADE

Mundo

'Estamos para vencer vírus', diz presidente da Itália

Mattarella pediu para italianos seguirem respeitando isolamento

11 abr 2020 - 16h48
(atualizado às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, fez um pronunciamento neste sábado (11) e disse que o país já enxerga a possibilidade de superar a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, durante pronunciamento à nação
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, durante pronunciamento à nação
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em seu discurso, uma mensagem aos italianos por ocasião da Páscoa, o chefe de Estado afirmou que os "sacrifícios" feitos há mais de um mês "estão produzindo resultados". "Nestes dias, enxergamos a concreta possibilidade de superar essa emergência. [...] Não podemos parar agora", disse Mattarella, instando os italianos a continuarem respeitando as regras de distanciamento social.

Segundo o presidente, é "indispensável" manter o rigor no cumprimento das medidas de isolamento. "Estamos para vencer a luta contra o vírus ou, ao menos, para reduzir ao máximo sua periculosidade", acrescentou.

Além disso, o chefe de Estado pediu para os italianos pensarem em seus conterrâneos mortos na pandemia e nas "tantas histórias despedaçadas de repente". "Para seus familiares e para a comunidade da qual eram parte, o vazio que eles deixaram tornará esse dia [a Páscoa] ainda mais triste", disse Mattarella, ressaltando que passará o domingo "em solidão".

O presidente encerrou o pronunciamento de dois minutos e 40 segundos com um pedido para os italianos cultivarem a "esperança e a confiança". "Evitemos o contágio pelo vírus e aceitemos o contágio pela solidariedade entre nós", concluiu.

A Itália contabiliza 152.271 casos do novo coronavírus e 19.468 mortes, segundo balanço divulgado neste sábado pela Defesa Civil, mas os números estão desacelerando. O governo estendeu a quarentena até 3 de maio, mas autorizou a reabertura de alguns negócios, como livrarias e lojas de produtos para bebês e crianças, a partir de 14 de abril.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade