PUBLICIDADE

Estados Unidos

Violenta tempestade de neve chega a Washington

Onze pessoas morreram e mais de 3.700 voos previstos para esta quinta-feira foram cancelados em vários aeroportos do país

13 fev 2014 - 11h01
(atualizado às 11h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma violenta tempestade de neve deve alcançar Washington nesta quinta-feira, depois de ter deixado uma dezena de falecidos no sul do país e provocado o bloqueio de estradas e a falta de eletricidade em milhares de lares. Nesta quinta-feira, várias escolas da capital deverão permanecer fechadas, enquanto algumas audiências previstas no Senado foram canceladas.

Mais de 3.700 voos previstos para esta quinta-feira foram cancelados em vários aeroportos do país, anunciaram as companhias aéreas.

Enquanto isso, cerca de meio milhão de lares estavam às escuras, especialmente no sudeste, segundo a CBS News, que informou sobre 11 mortos. A rede CNN fala de 10 falecidos.

O serviço meteorológico nacional começou a advertir há dias sobre o que pode ser a pior tempestade com a maior queda de neve da temporada, e que pode paralisar vários estados, de Geórgia e Carolina do Sul às regiões do norte.

"Os acúmulos de gelo continuam sendo impressionantes, senão históricos", declarou o serviço meteorológico, ao acrescentar que até 30 cm de neve podem cair na Nova Inglaterra nesta quinta-feira. Em algumas partes da Geórgia, que raras vezes sofre com temperaturas tão baixas, a camada de neve pode alcançar os 25 cm.

O presidente Barack Obama decretou na quarta-feira estado de emergência em 45 condados de Geórgia e Carolina do Sul, dois estados do sudeste, uma medida que permite a operação de autoridades da Agência Federal para Gestão de Emergências.

Obama também declarou que a Agência instalou um centro de coordenação nacional em Washington, e um centro regional em Atlanta. Geradores, alimentos, água e abrigos estarão disponíveis em Augusta, Geórgia.

Há duas semanas, a Geórgia já havia sofrido uma forte tempestade, na qual a gestão de suas autoridades havia sido criticada, já que centenas de estudantes foram obrigados a dormir em sua escola devido ao bloqueio de estradas com neve. Para evitar que este cenário se repita, o governador da Geórgia, Nathan Deal, decretou na terça-feira o estado de emergência e mobilizou uma frota de caminhões para lançar sal nas estradas antes da chegada da tempestade. Várias localidades da região já prepararam igrejas ou centros para receber os desabrigados.

As más condições climáticas nos Estados Unidos já afetaram o crescimento do emprego e causaram a alta do preço do petróleo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade