PUBLICIDADE

Trump pede pena de morte para acusado de ataque em Nova York

2 nov 2017 - 11h18
(atualizado às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o imigrante uzbeque acusado de matar oito pessoas na cidade de Nova York ao entrar com uma caminhonete em uma ciclovia deveria receber a pena de morte.

O suspeito, Sayfullo Saipov, disse a investigadores que se inspirou assistindo vídeos do Estado Islâmico e que começou a planejar o ataque de terça-feira um ano atrás, de acordo com uma queixa criminal apresentada contra ele na quarta-feira (1).

Trump durante reunião na Casa Branca
Trump durante reunião na Casa Branca
Foto: Reuters

Saipov, de 29 anos, também disse que "se sentiu bem com o que fez" e pediu permissão para exibir a bandeira do grupo militante em seu quarto de hospital, segundo a queixa.

"Terrorista da cidade de Nova York estava feliz ao pedir para pendurar bandeira do Isis (Estado Islâmico) em seu quarto de hospital. Ele matou 8 pessoas, feriu gravemente 12. DEVERIA RECEBER A PENA DE MORTE!", tuitou Trump na noite de quarta-feira.

Saipov enfrenta duas acusações, uma das quais implica na pena de morte se o governo decidir pedi-la, informou o procurador-geral interino de Manhattan, Joon Kim.

As acusações são de violência e destruição de veículos automotivos causando as mortes de oito pessoas, e uma acusação de fornecimento de apoio material e recursos a uma organização terrorista estrangeira, no caso o Estado Islâmico.

A pena máxima para a primeira acusação é a morte, e para a segunda é prisão perpétua, disse Kim.

Segundo o documento de acusação, Saipov dispensou seu direito de permanecer em silêncio, evitar a autoincriminação e contar com a presença de um advogado quando concordou em conversar com investigadores em sua cama no Centro Hospitalar Bellevue, em Manhattan, onde está sendo tratado desde que foi baleado por um policial.

Autoridades dos EUA classificam ataque em NY como terrorismo:

O documento diz que ele ficou especialmente motivado por um vídeo no qual o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, exorta os muçulmanos dos EUA e outras partes a apoiarem a causa do grupo.

Os investigadores encontraram milhares de imagens e vídeos de propaganda relacionados ao grupo no celular de Saipov, conforme a queixa. Entre elas estavam vídeos que mostram prisioneiros do Estado Islâmico sendo decapitados, atropelados por um tanque e baleados no rosto.

O FBI disse ter localizado outro uzbeque, Mukhammadzoir Kadirov, de 32 anos, que procura para interrogar por ser uma pessoa com possível ligação com o ataque.

O atentado de terça-feira foi o mais letal na cidade de Nova York desde o 11 de setembro de 2001, quando suicidas sequestraram dois aviões de passageiros e os lançaram contra o World Trade Center, matando mais de 2.600 pessoas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade