PUBLICIDADE

Estados Unidos

Trump diz que demitiu Comey porque ele "não estava fazendo um bom trabalho"

10 mai 2017 - 14h07
Compartilhar
Exibir comentários

Washington, 10 mai (EFE). - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta quarta-feira sua decisão de demitir o agora ex-diretor do FBI, a Polícia Federal do país, James Comey, e disse que tomou tal medida porque ele "não estava fazendo um bom trabalho".

Estas foram as primeiras palavras de Trump sobre a demissão de Comey, que causou um terremoto político nos Estados Unidos. Ele falou sobre o assunto durante uma reunião com o ex-secretário de Estado Henry Kissinger no Salão Oval, na Casa Branca.

"Ele não estava fazendo um bom trabalho. É muito simples. Ele não estava fazendo um bom trabalho", disse Trump, ao ser perguntado por que dispensou repentinamente o chefe do FBI ontem.

Perguntado se a questão afetou à reunião que ele teve hoje com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, o governante americano respondeu: "Não, de forma alguma".

Trump não quis responder se o novo diretor do FBI ficará a cargo da investigação que essa agência abriu, quando era dirigida por Comey, sobre os contatos da campanha eleitoral do agora presidente americano com a Rússia. Ele já está considerando possíveis candidatos para substituir Comey, mas a Casa Branca não esclareceu se a investigação sobre a Rússia continuará aberta com o novo titular à frente.

O governante fez um comparecimento de surpresa para os jornalistas, dado que seu encontro com Kissinger não estava previsto na agenda. A Casa Branca não deu explicações sobre a reunião com Kissinger, que foi assessor de segurança nacional e secretário de Estado durante a presidência de Richard Nixon (1969-1974), que é exatamente a pessoa com quem a imprensa mais tem comparado Trump depois de sua decisão de destituir Comey.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade