PUBLICIDADE

Trump anuncia saída dos EUA de acordo nuclear com Irã

Ignorando apelos de parceiros europeus, presidente americano determina retirada dos Estados Unidos de pacto firmado por Obama em 2015.

8 mai 2018 - 15h34
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (08/05) a saída dos Estados Unidos do tratado nuclear com o Irã, assinado em 2015 e que ele considera "o pior acordo da história". O prazo final para a decisão era 12 de maio, mas Trump antecipou o anúncio.

Foto: DW / Deutsche Welle

Com a medida, o presidente americano ignorou os apelos de seus parceiros europeus para a permanência dos EUA no acordo, fechado entre o Irã, as cinco potências com direito de veto no Conselho de Segurança (EUA, Reino Unido, França, China e Rússia) e a Alemanha.

Nas últimas semanas, a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, foram a Washington para tentar convencer Trump a manter seu país no acordo. Nesta segunda-feira, foi a vez de o ministro britânico do Exterior, Boris Johnson, ir a Washington, onde se reuniu com autoridades do governo americano para enfatizar a posição dos parceiros europeus.

Trump vinha exigindo, sem sucesso, modificações no acordo fechado pelo seu antecessor, o ex-presidente Barack Obama, que prevê o alívio das sanções internacionais ao Irã em troca de um maior controle sobre seu programa nuclear.

O presidente havia dito que, para que os EUA não abandonassem o pacto, os parceiros europeus deveriam "consertar os problemas" do tratado. Mas, as conversas entre os EUA e seus aliados na Europa parecem ter chegado a um impasse.

Veja também

Trump nega que dinheiro pago a atriz pornô seja de campanha:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade