4 eventos ao vivo

Trump anuncia saída dos EUA de acordo nuclear com Irã

Ignorando apelos de parceiros europeus, presidente americano determina retirada dos Estados Unidos de pacto firmado por Obama em 2015.

8 mai 2018
15h34
atualizado às 15h40
  • separator
  • comentários

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (08/05) a saída dos Estados Unidos do tratado nuclear com o Irã, assinado em 2015 e que ele considera "o pior acordo da história". O prazo final para a decisão era 12 de maio, mas Trump antecipou o anúncio.

Foto: DW / Deutsche Welle

Com a medida, o presidente americano ignorou os apelos de seus parceiros europeus para a permanência dos EUA no acordo, fechado entre o Irã, as cinco potências com direito de veto no Conselho de Segurança (EUA, Reino Unido, França, China e Rússia) e a Alemanha.

Nas últimas semanas, a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, foram a Washington para tentar convencer Trump a manter seu país no acordo. Nesta segunda-feira, foi a vez de o ministro britânico do Exterior, Boris Johnson, ir a Washington, onde se reuniu com autoridades do governo americano para enfatizar a posição dos parceiros europeus.

Trump vinha exigindo, sem sucesso, modificações no acordo fechado pelo seu antecessor, o ex-presidente Barack Obama, que prevê o alívio das sanções internacionais ao Irã em troca de um maior controle sobre seu programa nuclear.

O presidente havia dito que, para que os EUA não abandonassem o pacto, os parceiros europeus deveriam "consertar os problemas" do tratado. Mas, as conversas entre os EUA e seus aliados na Europa parecem ter chegado a um impasse.

Veja também

 

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade