PUBLICIDADE

Mundo

EUA: Senadora diz ter sido estuprada na Força Aérea

Política republicana denunciou o caso durante uma sessão no Senado americano

7 mar 2019 - 11h04
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A senadora republicana Martha Mcsally, primeira mulher do país a pilotar um caça americano, revelou nesta quarta-feira (6) que foi estuprada por um oficial superior quando servia a Força Aérea dos Estados Unidos. Com 26 anos de serviço, a atual política denunciou o caso durante uma sessão no Senado sobre agressões sexuais no órgão norte-americano.

"Fiquei em silencio durante muitos anos. Mais adiante na minha carreira, enquanto os militares lidavam com os escândalos e suas respostas totalmente inadequadas, senti a necessidade de que algumas pessoas soubessem que eu também era uma sobrevivente", relatou.

Senadora republicana diz ter sido estuprada na Força Aérea
Senadora republicana diz ter sido estuprada na Força Aérea
Foto: ANSA / Ansa

Segundo Mcsally, após o estupro ela ficou totalmente "confusa e envergonhada" e só não revelou o caso antes porque não tinha confiança "no sistema". "Eu estava horrorizada com a forma como ele lidou com a minha tentativa de compartilhar minhas experiências. Eu quase me afastei da Força Aérea com 18 anos de serviço devido ao meu desespero", acrescentou.

A republicana ainda ressaltou que, como muitas vítimas, sentia que o sistema estava a violentando novamente. Ela não identificou o criminoso. Em resposta à denúncia, um porta-voz da Força Aérea dos EUA disse que "as ações relatadas hoje pela senadora violam todas as partes do que significa ser um aviador". "Estamos chocados e profundamente arrependidos pelo que a senadora McSally experimentou e estamos atrás dela e de todas as vítimas de agressão sexual." 

De acordo com a imprensa local, em 2017, quase 7 mil agressões sexuais foram registradas envolvendo militares norte-americanos, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

Veja também:

Americanos aproveitam onda de frio para fazer experimentos :
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade