PUBLICIDADE

Estados Unidos

Sem maratona, Nova York relembra 11/9 e prolonga luto por destruição

3 nov 2012 - 07h47
(atualizado às 08h13)
Compartilhar
Allan Brito
Direto de Nova York

"Como está a cidade após a supertempestade Sandy?". "Virou uma cidade morta". O diálogo aconteceu entre jornalista e taxista na saída do aeroporto. Era apenas uma pista de qual era o sentimento que pairava sobre Nova York nesta semana. O motorista estava certo: a cidade tem transpirado luto. Tanto que não conseguiu renascer para receber a glamourosa Maratona de Nova York, que aconteceria neste domingo. Algo que relembra o que aconteceu após 11 de setembro de 2001, mas com outro desfecho.

O essencial sobre a passagem de Sandy pelos EUA

Confira 12 fatos sobre a passagem do furacão Sandy pelos EUA
30/10 Sandy deixa rastro de destruição, mortes e escuridão nos EUA
29/10 Obama convoca reunião de crise: "prioridade é salvar vidas"
28/10 EUA: Sandy afetará 50 milhões

Maratona de Nova York precisou ser cancelada pela organização
Maratona de Nova York precisou ser cancelada pela organização
Foto: Daniel Ramalho / Terra

.

Bloomberg: vamos nos sair bem
27/10Sandy recupera força de furacão e ameaça os Estados Unidos

Confira o material especial
Confira a trajetória do Sandy, dia a dia
Veja fotos da passagem do Sandy pelos EUA e da evolução do furacão

Também confira imagens de Nova York às escuras e de repórteres enfrentando o fenômeno

Você sabe como é escolhido o nome de um furacão?
Saiba quais foram os furacões mais devastadores desde 2000

A Maratona de Nova York acontece desde 1970 e jamais foi cancelada. Sempre foi vista como um símbolo de grandeza da cidade, já que é a maior entre as maiores provas de 42 km do mundo - Chicago, Boston, Berlim, Tóquio e Londres têm suas qualidades, mas não recebem mais de 45 mil pessoas por ano. Antes de cancelar a corrida, os próprios organizadores usaram esse poder simbólico como justificava para tentar mantê-la de pé. Mas essa insistência só fez a queda ser maior.

Queda esta que já poderia ter acontecido há 11 anos: após o ataque às torres gêmeas do World Trade Center, a realização da maratona também esteve sob risco. Naquela época, a área atingida na cidade era menor do que atualmente, mas os corredores ficaram mais assustados. Óbvio: um ataque terrorista é muito mais imprevisível que um fenômeno da natureza.

Passagem da tempestade Sandy causou sérios danos em Nova York (Foto: Getty Images)

Mas o prefeito de Nova York na época, Rudy Giuliani, bancou a ideia de manter a Maratona de Nova York. Em seis semanas a cidade provou que estava viva. Morta mais uma vez após Sandy, a cidade viu o atual prefeito, Michael Bloomberg, ser o principal responsável por cancelar o evento deste ano. "Giuliani tomou a decisão certa em 2001. Mas nosso caso é diferente agora", analisou ele, ao tentar justificar sua decisão nesta sexta-feira.

Apesar de ter apelado para o lado emocional para explicar o cancelamento, Bloomberg não usou apenas o coração para fazer o que fez. Ele recebeu mais de 70% dos votos em Staten Island, região costeira que foi a principal vítima da supertempestade. Seria também onde aconteceria a largada no domingo, mas a região deixou clara desde o princípio do fim: o povo não queria a realização da maratona.

Bloomberg recebeu diversas críticas por ter bancado enquanto pôde a realização da Maratona. Na última quarta-feira inclusive foi divulgado um aviso de que a prova realmente aconteceria. A reação mais dura veio do jornal New York Post. "Abuso de poder" era a manchete, que ainda continha um trocadilho: "poder", que se escreve "Power" em inglês, pode significar também "energia". Ou seja, de acordo com a publicação, Bloomberg usou seu poder para desperdiçar com a maratona uma energia que poderia melhorar a vida de milhares de pessoas em Nova York.

O prefeito sentiu o golpe e manifestou isso tanto no comunicado oficial quanto na entrevista coletiva que concedeu após o cancelamento. "A maratona se tornou uma fonte de controvérsia e divisão", afirmou ele, provando que todas críticas da população e da imprensa geraram o cancelamento da corrida.

Restou a Bloomberg tentar diminuir os prejuízos. Em primeiro lugar, ajudar os mais necessitados, as vítimas da supertempestade Sandy. Uma campanha de doações foi organizada desde quinta-feira e segue bancada pela entidade organizadora da Maratona de Nova York. Mas há também os prejuízos de quem ia correr na prova. Ainda não ficou como e o quê os organizadores pagarão para os atletas de volta. E a garantia de inscrição nas provas de 2013 não inclui a taxa de inscrição: ou seja, quem foi prejudicado neste ano se livrou apenas do sorteio. Mas não de um novo pagamento, que ainda pode vir com a dura dor da decepção. Situação que prova como o taxista tinha razão, pois Nova York ainda vai demorar para renascer.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade