PUBLICIDADE

Estados Unidos

Sandy: fotos falsas do furacão se espalham pela internet

30 out 2012 - 12h12
(atualizado às 16h47)
Compartilhar

Sandy, o fenômeno climático que pássou de furacão a ciclone tropical e arrasou a costa leste dos Estados Unidos na segunda-feira à noite, foi motivo não apenas de grande cobertura por parte dos meios de comunicação mas também de novos casos 'virais' pela web. "Você viu esta foto do furacão Sandy no Facebook?", perguntava na segunda-feira o jornal francês Le Nouvel Observateur, ilustrando o post com a imagem que foi compartilhada por mais de meio milhão de usuários com comentários como 'a natureza é tão poderosa e tão bela', 'foto impressionante', 'chega o fim dos tempos'. "A foto é totalmente falsa", respondeu o jornal.

Montagem se espalhou pelas redes sociais como se fosse a chegada do furacão Sandy em Nova York
Montagem se espalhou pelas redes sociais como se fosse a chegada do furacão Sandy em Nova York
Foto: Reprodução

Segundo a análise do blog Snopes, que se dedica a desmascarar enganos na rede, a imagem é apenas uma edição digital de outras duas: uma da estátua da Liberdade e outra de uma tormenta registrada em maio de 2004 no Estado de Nebraska pelo fotógrafo Mike Hollingshead, como pode ser visto em sua própria descrição das condições em que tirou a foto - que agora serve como fundo para o viral.

A imagem se espalhou massivamente e o jornal afirma, inclusive, que a imagem usada como fundo já havia circulado pela internet em 2010, por ocasião de outra tormenta.

Para mostrar outros casos que também se tornaram virais sem passar de lendas urbanas na era da internet, o site Buzzfeed mostra outras 11 imagens que se tornaram virais - mas não são do furacão Sandy.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade