PUBLICIDADE

Estados Unidos

Putin não se reunirá com Obama durante a cúpula do G20

9 ago 2013 - 10h13
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Putin e Obama não devem se encontrar durante a cúpula do G20, marcada para Setembro na cidade russa de São Petersburgo. A informação foi divulgada nesta sexta pelo o conselheiro diplomático do Kremlin Yuri Ushakov, que acrescentou não se tratar de uma represália pela decisão de Obama cancelar uma visita que estava prevista para Moscou.

"Não, como se pode responder a isso? Manifestamos nossa decepção depois da decisão, mas temos enfatizado que o convite continua de pé", afirmou o assessor. "Uma visita do presidente Obama a Moscou estava prevista e o mundo inteiro sabia. Esta visita não terá mais lugar, e no que diz respeito a São Petersburgo, não há nada previsto", declarou Ushakov.

O conselheiro, por outro lado, informou que Putin se encontrará em 13 de setembro com o novo presidente iraniano, Hassan Rohani, por ocasião da cúpula regional que será celebrada no Quirguistão. A Rússia aceitou uma proposta de Teerã para se reunir durante a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), em Bishkek, e está preparando o encontro.

Ele também desmentiu as informações segundo as quais Putin teria discutido com o chefe dos serviços de inteligência da Arábia Saudita, o príncipe Bandar ben Sultan, durante uma visita a Moscou, sobre a venda de armas rusas a Riad em troca da retirada do apoio de Moscou a Damasco. "Temas concretos sobre o desenvolvimento da cooperação militar e outros aspectos da cooperação bilateral não foram abordados", enfatizou Yuri Ushakov.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade