PUBLICIDADE

Estados Unidos

Polêmico porta-voz de Trump renuncia

21 jul 2017 - 13h38
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Sean Spicer teria discordado da decisão de Donald Trump de nomear investidor de Wall Street para cargo de diretor de comunicação. Seu mandato na Casa Branca foi marcado por controvérsias e relação tensa com a imprensa.

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (21/07). A decisão teria sido motivada pelo anúncio de que o presidente dos EUA, Donald Trump, escolhera o investidor de Wall Street Anthony Scaramucci, de 53 anos, como seu diretor de comunicação.

O diário New York Times afirmou que Spicer "discordou veemente" do presidente americano sobre a contratação de um novo diretor de comunicação. O jornal citou um funcionário da Casa Branca afirmando que Trump ofereceu a Scaramucci a posição na manhã desta sexta-feira, e que o presidente solicitou que Spicer continuasse na equipe de governo.

No entanto, segundo o funcionário, Spicer disse a Trump que a contratação de Scaramucci era um grande erro. De acordo com a emissora NBC, o chefe de gabinete de Trump, Reince Priebus, e o principal assessor do presidente, Steve Bannon, também resistiram à nomeação. A NBC divulgou que os dois foram mantidos de fora da decisão.

A correspondente da DW em Washington, Maya Shwayder, disse que a decisão de Trump de contratar Scaramucci aparenta ter sido o ponto de ruptura para Spicer.

"Como especulações circulam há meses de que Spicer ou renunciaria ou seria demitido, isso [a contratação de Scaramucci] parece ter sido demais para ele", disse Shwayder.

O cargo de diretor de comunicação estava vazio desde a renúncia de Mike Dubke em maio passado.

Spicer passou vários anos liderando as comunicações no Comitê Nacional Republicano, antes de ajudar na campanha presidencial de Trump. O mandato como porta-voz da Casa Branca teve um início turbulento.

No primeiro dia no gabinete, Spicer criticou os jornalistas em relação à cobertura do tamanho do público na cerimônia de posse e deixou a sala de imprensa sem responder a perguntas.

Outro momento que marcou a passagem de Spicer na Casa Branca foi quando, ao se referir a um ataque na Síria, afirmou que nem o ex-líder nazista Adolf Hitler usou armas químicas.

Suas coletivas inflamadas e discussões tensas em emissoras televisivas se tornaram populares até as últimas semanas e foram satirizadas pelo programa de humor Saturday Night Live, com o papel de Spicer sendo interpretado pela atriz Melissa McCarthy. Mas, recentemente, Spicer estava sendo substituído por Sarah Huckabee Sanders nos comunicados à imprensa.

PV/efe/ap/rtr/afp

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade