PUBLICIDADE

Estados Unidos

Organizadora se emociona e diz que maratona iria "salvar" NY

2 nov 2012 - 22h31
(atualizado às 22h51)
Compartilhar
Allan Brito
Direto de Nova York

A organização da Maratona de Nova York se movimentou rapidamente para dar uma satisfação a atletas, imprensa e fãs. Poucas horas após o anúncio oficial do cancelamento da prova, uma das mais tradicionais do pedestrianismo mundial, Mary Wittenberg, presidente da New York Road Runners e grande organizadora da prova, não escondeu a decepção e, com os olhos marejados, lamentou a chance de "salvar" a cidade, ainda abalada pela tempestade Sandy.

O essencial sobre a passagem de Sandy pelos EUA

Confira 12 fatos sobre a passagem do furacão Sandy pelos EUA
30/10 Sandy deixa rastro de destruição, mortes e escuridão nos EUA
29/10 Obama convoca reunião de crise: "prioridade é salvar vidas"
28/10 EUA: Sandy afetará 50 milhões

Wittenberg se emocionou com o cancelamento da Maratona de Nova York
Wittenberg se emocionou com o cancelamento da Maratona de Nova York
Foto: Daniel Ramalho / Terra

.

Bloomberg: vamos nos sair bem
27/10Sandy recupera força de furacão e ameaça os Estados Unidos

Confira o material especial
Confira a trajetória do Sandy, dia a dia
Veja fotos da passagem do Sandy pelos EUA e da evolução do furacão

Também confira imagens de Nova York às escuras e de repórteres enfrentando o fenômeno

Você sabe como é escolhido o nome de um furacão?
Saiba quais foram os furacões mais devastadores desde 2000

"Era uma maravilhosa chance para salvar a cidade. Acredito que a maratona poderia ajudar a recuperação das pessoas da cidade e lamento por ter que cancelar a prova", discursou uma emocionada Wittenberg, uma das autoridades mais abaladas com o cancelamento da prova.

Em entrevista concedida nesta sexta-feira, a dirigente por muitas vezes viu-se amparada pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Pressionado nos últimos dias a cancelar a prova por habitantes nova-iorquinos e membros da imprensa, em virtude do fenômeno natural que deixou mais de 40 mortos somente na cidade, o político classificou a ação como um divisor em sua trajetória no importante cargo.

"É o momento mais difícil da minha gestão. Todo mundo se dedicou para manter a maratona, mas não conseguimos. O que era para ser um momento de união, virou um momento de adversidade", discursou o prefeito da cidade, grande responsável por decidir pela não realização da prova.

De acordo com relatos da dupla, o cancelamento da prova ocorreu somente depois muita discussão. Responsável pela organização da competição, Wittenberg votou por manter a prova. Contudo, o pressionado Bloomberg decidiu por atender aos protestos. O político ainda pediu compreensão dos atletas pelo difícil momento vivido pela metrópole.

"Não conheço ninguém que não ame a Maratona de Nova York. Sei que vão voltar no ano que vem. Sei que é difícil para as pessoas que foram prejudicadas verem a maratona acontecer, seria muito doloroso. É a decisão mais certa que poderíamos ter tomado", encerrou Bloomberg.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade