PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama vence votação simulada no consulado em São Paulo

7 nov 2012 - 02h28
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estaria reeleito para mais quatro anos de mandato se fosse considerado o resultado de um eleição simulada no consulado americano em São Paulo, embora a diferença de votos de Obama em relação ao concorrente republicano Mitt Romney não tenha sido divulgada. Uma das responsáveis pela simulação disse que a diferença entre os dois candidatos, entretanto, foi "substancial".

Especiais
Confira a apuração nos EUA em tempo real
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda

O Consulado Geral dos Estados Unidos organizou um churrasco para que integrantes da comunidade americana no País e brasileiros possam acompanhar o resultado da apuração das eleições americanas
O Consulado Geral dos Estados Unidos organizou um churrasco para que integrantes da comunidade americana no País e brasileiros possam acompanhar o resultado da apuração das eleições americanas
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra

Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais
Veja os vídeos sobre as eleições americanas

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

A gerente da American Society, organização que dá suporte a americanos que vêm morar no Brasil, Celina Sampaio, votou em Obama. Ela disse que vê o presidente democrata mais próximo da América Latina. Para ela, as negociações entre Brasil e Estados Unidos vão levar mais tempo caso Romney vença a disputa. Ela acredita que a vitória de Obama pode favorecer a liberação de vistos para brasileiros entrarem nos Estados Unidos.

David Warren, um empresário e apoiador do republicano Mitt Romney, afirmou que o candidato pode colocar a economia de volta aos trilhos. Ele destacou a experiência do ex-governador de Massachusetts nos negócios. Ao lado de Warren, John Kennedy - homônimo do ex-presidente americano -, que também votou em Romney, ressaltou a capacidade de negociação do candidato republicano. "Com Obama, ou você está do meu lado ou você está fora", disse ele, sugerindo que Romney tem mais abertura para negociação. Warren afirmou que o furacão Sandy interrompeu o bom momento de Romney, mas que o republicano voltou a crescer nos últimos dois dias. Tanto Warren quanto Kennedy manifestaram confiança na vitória do ex-governador.

A votação simulada para a eleição presidencial americana foi realizada em evento promovido pelo consulado dos Estados Unidos em São Paulo, que recebeu membros da comunidade norte-americana na capital, além de outros convidados, para acompanhar a noite de eleição do 45º presidente dos Estados Unidos.

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

Fonte: Agência Estado Agência Estado
Compartilhar
Publicidade