PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama repete 2008 e conta com apoio maciço de atletas

7 nov 2012 - 14h17
(atualizado às 16h07)
Compartilhar

A reeleição do presidente Barack Obama para mais quatro anos à frente do governo dos Estados Unidos gerou um grande entusiasmo entre os esportistas, que voltaram a apoiar o democrata, assim como ocorrera em 2008. A relação íntima com o esporte ocorre especialmente em relação à NBA (liga de basquete do país), onde Obama goza de grande popularidade por seu compromisso pessoal com o basquete. Obama pratica a modalidade como hobby e é torcedor confesso do Chicago Bulls.

Obama posa com ex-atletas do Chicago Bears (futebol americano) que visitaram a Casa branca em outubro de 2011
Obama posa com ex-atletas do Chicago Bears (futebol americano) que visitaram a Casa branca em outubro de 2011
Foto: AFP

O essencial do dia em que os EUA reelegeram Obama
Obama revisita esperança e diz que "o melhor está por vir"
Romey admite derrota: "eleição acabou, mas princípios permanecem"
Fotos: os democratas comemoram e os republicanos choram
Confira como foi o dia de votação nos 50 Estados americanos

Confira os especiais das eleições nos EUA
Confira a apuração nos EUA em tempo real
Terra acompanha dia decisivo para o futuro dos EUA
Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos

Veja os vídeos sobre as eleições americanas

Na primeira campanha presidencial, Obama recebeu grande apoio vindo de atletas profissionais, seja por manifestações públicas ou por contribuições financeiras. Nem mesmo a política fiscal que aumentou impostos a todos aqueles que ganham mais dinheiro, não afetou o apoio de alguns astros, sabidamente milionários.

Desde Jordan, Charles Barkley, Patrick Ewing, Magic Johnson, até estrelas atuais, como LeBron James, Carmelo Anthony e Kobe Bryant deram seu apoio a Obama, com jantares e eventos benéficos para sua campanha de arrecadação de fundos. Nesta quarta-feira, Magic celebrou a vitória de Obama no Twitter.

Obama também contou com respaldo de profissionais ligados a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), embora seu rival, o candidato republicano Mitt Romney, tenha sido o preferido de figuras como o astro da atualidade Peyton Manning e o ex-jogador John Elway, entre outros.

No beisebol e no boxe, Barack Obama também foi o preferido. Dos ringues, vieram o apoio de Muhammad Ali, Mike Tyson, Sugar Shane Mosley e Floyd Mayweather Jr., inclusive com doações à campanha do presidente agora reeleito.

Um dos compromissos de Obama com o esporte em geral é apoiar os esforços contra o doping, independente de quais figuras estejam envolvidas como o consumo de substâncias proibidas, como recentemente aconteceu com o ex-ciclista Lance Armstrong.

O presidente admitiu recentemente, em entrevista durante o Monday Night Football, tradicional faixa de transmissão televisiva das partidas da NFL, nas segundas-feiras a noite, que sua missão não é ganhar campeonatos, nem títulos, mas fazer as coisas que interessam aos que o elegeram

Com bom humor, Obama brincou ao revelar que havia descoberto algo "interessante": que os jornalistas que cobrem política são parecidos com os que cobrem esportes. Segundo o presidente reeleito, os repórteres classificam como "ruim" aquele que não faz a coisa certa e como "deus" aquele que acerta.

EFE   
Compartilhar
Publicidade