PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama faz juramento de posse para 2º mandato nos EUA

20 jan 2013 - 15h07
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Barack Obama fez o juramento de seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos neste domingo, em uma breve e privada cerimônia na Casa Branca, um dia antes das celebrações públicas em Washington. "Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente que cumprirei fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos, e que farei tudo em meu poder para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos", disse Obama, diante do juiz da Suprema Corte, John Roberts.

Obama levanta o braço direito e faz o juramento diante do juiz John Roberts, presidente da Suprema Corte
Obama levanta o braço direito e faz o juramento diante do juiz John Roberts, presidente da Suprema Corte
Foto: AP

A cerimônia foi transmitida pela TV e teve a participação de poucas pessoas, entre elas a família de Obama e alguns jornalistas. O ato durou menos de um minuto.

O presidente fez o juramento com sua mão esquerda sobre a Bíblia da família de sua mulher, Michelle, que segurava o livro. Após a cerimônia, Obama abraçou sua esposa e suas duas filhas Malia, 14 anos, e Sasha, 11 anos, antes de declarar "eu fiz isso".

Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos, cumpriu o que determina a Constituição do país, que estabelece que os mandatos presidenciais começam no primeiro dia 20 de janeiro ao meio-dia posterior às eleições, mas voltará a jurar na segunda-feira diante de milhares de pessoas em frente ao Capitólio. O vice-presidente americano, Joe Biden, havia prestado seu juramento de posse momentos antes, no Observatório Naval, em Washington, ao lado da mulher, Jill.

Com informações de agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade