PUBLICIDADE

Estados Unidos

Manifestantes derrubam e atiram estátua de Colombo em lago

10 jun 2020 - 18h18
(atualizado às 18h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Estátua de Cristóvão Colombo derrubada por manifestantes e jogada em lago em Richmond, no EUA
09/02/2020
Instagram/@Videoguns/via REUTERS
Estátua de Cristóvão Colombo derrubada por manifestantes e jogada em lago em Richmond, no EUA 09/02/2020 Instagram/@Videoguns/via REUTERS
Foto: Reuters

Manifestantes antirracismo do Estado norte-americano da Virgínia derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo no Parque Byrd, de Richmond, na noite de terça-feira, depois a envolveram em uma bandeira em chamas e a lançaram em um lago, mostraram imagens do incidente publicadas em redes sociais.

Uma onda de manifestações varreu os Estados Unidos e a Europa após a morte de George Floyd, um negro de 46 anos que morreu no dia 25 de maio depois que um policial branco o sufocou pressionando seu pescoço com um joelho durante quase nove minutos em uma rua da cidade de Mineápolis.

Parte dos atos tem se concentrado em monumentos que glorificam o passado imperialista dos países, o que algumas pessoas consideram ofensivo nas sociedades multiétnicas atuais. Manifestantes derrubaram estátuas de figuras ligadas ao império e ao comércio de escravos.

Colombo nasceu em Gênova, na Itália, em 1451, e suas viagens através do Atlântico abriram caminho para a colonização europeia das Américas. Ele chegou às Américas no dia 12 de outubro de 1492, uma data que os EUA comemoram como o Dia de Colombo, um feriado nacional.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade