PUBLICIDADE

Mundo

Justiça rejeita recurso de Trump contra os "dreamers"

26 fev 2018 - 12h05
(atualizado às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump em coletiva de imprensa na Casa Branca, em Washington, EUA 23/02/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump em coletiva de imprensa na Casa Branca, em Washington, EUA 23/02/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta segunda-feira (26) o pedido do governo do presidente Donald Trump de encerrar o programa de proteção dos milhares de imigrantes ilegais que foram ao país ainda menores de idade, os chamados "dreamers", e ordenou que o projeto seja mantido.

Os juízes negaram o recurso do republicano contra a decisão do magistrado federal William Alsup, de São Francisco, tomada em janeiro, que interrompeu a tentativa de Trump de encerrar o programa Daca.

Na ocasião, em sua decisão de 49 páginas, Alsup alegou que o argumento do Departamento de Justiça para eliminar o programa, apontando que é ilegal, é "uma premissa legal com falhas".

O Congresso norte-americano tentou acelerar os debates sobre a questão da "Ação Diferida para Chegadas Infantis" (Daca) porque, em setembro do ano passado, Trump revogou a medida que concede status legal temporário a cerca de 690 mil jovens em situação ilegal. O Daca protege os direitos daqueles imigrantes que chegaram aos EUA ainda crianças ou adolescentes, ou seja, que não foram ao país por vontade própria, mas sim porque país ou parentes os levaram até os EUA.

Veja também

Colômbia descobre novas espécies em ex-territórios das Farc:

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade