PUBLICIDADE

Estados Unidos

Geórgia realiza 2º turno e define controle do Senado

Situação política de Biden durante Presidência está em jogo

5 jan 2021 - 08h14
(atualizado às 08h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O estado da Geórgia volta às urnas nesta terça-feira (05) para definir quais serão os dois senadores a representar a localidade e também para determinar se o Senado dos Estados Unidos terá maioria republicana ou democrata pelos próximos dois anos.

Geórgia volta às urnas para definir quem serão seus dois senadores
Geórgia volta às urnas para definir quem serão seus dois senadores
Foto: EPA / Ansa

Estão disputando as vagas os atuais senadores pela Geórgia, os republicanos David Perdue e Kelly Loeffler, contra os democratas Jon Ossoff e Raphael Warnock, respectivamente. A disputa nas urnas está indo para o segundo turno porque nenhum deles obteve mais de 50% dos votos em 3 de novembro.

Até as eleições desse ano, uma vitória dos republicanos seria considerada certa. No entanto, a surpreendente vitória do presidente eleito, Joe Biden, em novembro mudou completamente o cenário. O estado não elegia um democrata desde 1992, quando Bill Clinton virou presidente.

Atualmente, o Senado conta com 48 democratas e 50 republicanos - sendo que esses últimos só precisam a eleição de um dos dois candidatos para se manter no controle. Se os democratas empatarem, o voto de minerva em disputas importantes ficará a cargo da vice-presidente eleita, Kamala Harris, a partir de 20 de janeiro. Ou seja, o controle será do partido de Joe Biden - assim como na Câmara dos Representantes, que manteve a maioria democrata.

A Geórgia, inclusive, está nos holofotes além da disputa eleitoral por conta da revelação de uma ligação do atual mandatário, Donald Trump, para o secretário de Estado, o republicano Brad Raffensperger, para que ele "encontrasse" 11.780 votos para ele vencer a disputa de 3 de novembro - um a mais do que teve Biden. No entanto, o resultado no estado já foi checado por três vezes e, em todas, o democrata venceu pela mesma diferença.

Trump e Biden, bem como seus vices Mike Pence e Harris, respectivamente, participaram ativamente da campanha eleitoral no estado, com viagens frequentes à Geórgia.

Nesta segunda-feira (04), Trump estava fazendo comícios e, voltando a usar as acusações infundadas de fraude no pleito de 3 de novembro, disse que "não podemos permitir que os democratas roubem também o Senado".

Segundo as últimas pesquisas eleitorais, o democrata Warnock aparece à frente de Loeffler; já ente Perdue e Ossoff, as intenções de votos estão empatadas. 

Veja fotos:

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade