PUBLICIDADE

Estados Unidos

Democratas perdem terreno entre jovens dos EUA, diz pesquisa

30 abr 2018 - 10h29
(atualizado às 13h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O entusiasmo pelo Partido Democrata está diminuindo entre os eleitores jovens dos Estados Unidos, os chamados "millennials", no momento em que os candidatos se preparam para as cruciais eleições legislativas de meio de mandato, mostrou uma pesquisa de intenção de voto da Reuters/Ipsos.

A sondagem online com mais de 16 mil eleitores registrados com idades entre 18 e 34 anos revelou que sua preferência por democratas em vez de republicanos no Congresso diminuiu cerca de 9 pontos percentuais nos últimos dois anos, ficando em 46 por cento no geral. Cada vez mais destes eleitores também dizem que o Partido Republicano é melhor na condução da economia.

Mindi Messmer, candidata democrata a uma vaga na Câmara dos Deputados dos EUA, conversa com jovens democratas em Durham 28/03/2018  REUTERS/Brian Snyder
Mindi Messmer, candidata democrata a uma vaga na Câmara dos Deputados dos EUA, conversa com jovens democratas em Durham 28/03/2018 REUTERS/Brian Snyder
Foto: Reuters

Embora quase dois de três eleitores jovens entrevistados tenha dito não gostar do presidente republicano Donald Trump, esse repúdio não se estende necessariamente a todos os republicanos ou se traduz diretamente em votos para candidatos democratas ao Congresso.

Isso representa um problema em potencial para os democratas, que passaram a considerar os millennials como um eleitorado essencial e que precisarão de toda a lealdade que puderem conseguir para obter os 23 assentos necessários para assumirem o controle da Câmara dos Deputados em novembro.

Os eleitores jovens simbolizam uma oportunidade e um risco para os dois partidos, disse Donald Green, professor de ciência política da Universidade Columbia da cidade de Nova York.

"Eles não são tão comprometidos com um partido", disse Green. "São mais fáceis de convencer do que, digamos, pessoas de 50 ou 60 anos que não mudam de ideia com muita frequência".

Terry Hood, afro-norte-americano de 34 anos que trabalha em uma loja Dollar General de Baton Rouge, na Louisiana, e participou da pesquisa disse ter votado na democrata Hillary Clinton na eleição presidencial de 2016, mas que cogitará um republicano para o Congresso por acreditar que o partido está tornando mais fácil encontrar empregos e aplaudir a reforma tributária recente encampada pela sigla governista.

A pesquisa Reuters/Ipsos conversou com eleitores jovens nos três primeiros meses deste ano e no mesmo período de 2016. Só 28 por cento destes expressaram apoio explícito aos republicanos na sondagem de 2018, aproximadamente a mesma cifra de dois anos atrás -- mas isso não significa que o resto acabará apoiando os democratas, segundo a enquete. Um número crescente de eleitores de 18 e 34 anos disse que ainda não decidiu, escolherá um nome de um terceiro partido ou nem votará.

Os millennials estão divididos quase igualmente quando indagados sobre qual partido tem um plano melhor para a economia -- 34 por cento apontam os democratas e 32 por cento escolhem os republicanos.

Após a derrota dura da eleição presidencial de 2016, o Partido Democrata aprendeu que precisa buscar eleitores jovens em seu próprio terreno, o que inclui as redes sociais e campi universitários, disse Elizabeth Renda, do Comitê Nacional Democrata, que se especializa em cortejar esta parcela do eleitorado.

A virada na política nos Estados Unidos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade