PUBLICIDADE

Estados Unidos

Ex-vigilante leiloa na web arma com a qual matou adolescente

12 mai 2016 - 10h35
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários

George Zimmerman, o ex-vigilante voluntário que foi absolvido em 2013 da morte do adolescente afro-americano desarmado Trayvon Martin na Flórida (EUA), vai leiloar a arma com a qual matou o jovem em 2012.

George Zimmerman durante seu julgamento em 12 de julho de 2013
George Zimmerman durante seu julgamento em 12 de julho de 2013
Foto: Joe Burbank / Getty Images

O polêmico ex-vigia comunitário assegura no portal de leilões GunBroker.com que se trata de uma "oportunidade de possuir uma peça da história americana".

"A arma de fogo à venda é a pistola que utilizei para defender minha vida e pôr fim ao brutal ataque de Trayvon Martin", informou na descrição do objeto Zimmerman.

O ex-vigilante voluntário foi absolvido em julho de 2013 da morte de Martin porque o júri popular do tribunal de Sanford (Flórida), onde ocorreu o fato, aceitou a tese de que Zimmerman tinha atuado em defesa própria.

A morte do adolescente afro-americano e a posterior absolvição de Zimmerman foi o primeiro de uma série de episódios que avivaram o debate nacional sobre as relações raciais nos Estados Unidos, como a morte do jovem negro Michael Brown por um policial branco na cidade de Ferguson, no Missouri.

Na descrição da arma se assegura que muitos expressaram seu interesse em possuí-la e exibi-la, incluindo o Museu Smithsonian.

Zimmerman explica que a arma, uma Kel-Tec PF-9 de 9 mm, ainda tem escrito à mão o número do caso da morte de Martin e que, após ter sido devolvida a ele recentemente pelo Departamento de Justiça, se encontra "completamente operacional".

O leilão, que começa às 11h (horário local, 12h em Brasília), tem preço inicial de US$ 5.000.

Após saber da notícia do leilão, a Fundação Trayvon Martin enviou um comunicado ao canal de televisão "FOX 51" em Orlando no qual rejeitam fazer comentários sobre as iniciativas de Zimmerman, mas asseguram que continuam comprometidos em sua "missão de pôr fim à violência armada sem sentido nos Estados Unidos".

Zimmerman, envolvido em várias polêmicas desde que foi absolvido, já conseguiu vender desde então vários objetos, como cópias de um quadro seu com a bandeira confederada, que durante a Guerra Civil americana foi o símbolo dos estados do Sul que defendiam a escravidão.

Segundo o ex-vigia voluntário de bairro seu quadro anterior, um óleo com a bandeira americana e com as palavras escritas "Deus, uma nação com liberdade e justiça para todos", foi vendido pela internet por mais de US$ 100 mil.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade