PUBLICIDADE

Estados Unidos

Ex-assessor de Trump se declara culpado por mentir ao FBI

1 dez 2017 - 14h45
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-assessor do republicano confirmou em um tribunal que dera falso testemunho sobre seus contatos com o embaixador de Moscou em Washington, Sergey Kislyak, ocorridos em dezembro passado
O ex-assessor do republicano confirmou em um tribunal que dera falso testemunho sobre seus contatos com o embaixador de Moscou em Washington, Sergey Kislyak, ocorridos em dezembro passado
Foto: Reuters

O ex-conselheiro para Segurança Nacional do presidente Donald Trump, Michael Flynn, se declarou culpado de ter mentido a agentes do FBI sobre sua relação com representantes russos.

O ex-assessor do republicano confirmou em um tribunal nesta sexta-feira (1º) que dera falso testemunho sobre seus contatos com o embaixador de Moscou em Washington, Sergey Kislyak, ocorridos em dezembro passado, durante o período de transição de governo.

Flynn prestou depoimento ao FBI em 24 de janeiro passado, quatro dias depois da posse de Trump, quando negou ter se encontrado com Kislyak. Segundo a emissora "ABC", ele estaria disposto até a testemunhar contra o magnata.

A notícia de que Flynn assumiu ter mentido aos investigadores indicam que ele decidiu colaborar com a equipe do procurador especial Robert Mueller, responsável pelo inquérito que apura as supostas interferências da Rússia nas eleições norte-americanas de 2016.

Levado ao governo por Trump, Flynn teve de deixar seu cargo em fevereiro passado, após a revelação de que ocultara contatos telefônicos com a diplomacia russa. As ligações foram interceptadas pelo FBI e captaram conversas com Kislyak sobre as sanções impostas por Barack Obama por conta da suposta ação do Kremlin nas eleições.

No primeiro semestre, a imprensa norte-americana divulgou que o presidente teria pedido ao então chefe do FBI, James Comey, depois demitido, para ele engavetar as investigações contra Flynn. "Ele é um bom rapaz, espero que você possa deixar isso para lá", teria afirmado o republicano. 

Veja também:

May diz que Trump errou a retuitar vídeos de extrema-direita:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade