PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: 'cápsula do tempo' é aberta e surpreende pesquisadores

Objeto foi encontrado no Massachusetts State House durante uma obra contra infiltrações

7 jan 2015 - 09h11
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma cápsula do tempo - caixa cheia de objetos deixada para ser descoberta em um período no futuro - de 220 anos foi aberta nesta terça-feira nos Estados Unidos. O objeto, deixado pelos heróis da independência americana Samuel Adams e Paul Revere, foi descoberto em dezembro, durante uma obra contra infiltrações realizada no Massachusetts State House, prédio que abriga escritórios do governo.

Foto: Reuters

Caixa pesava 4,5 kg e estava corroída/ Foto: Reuters

A cápsula pesava 4,5 quilos, estava corroída e esverdeada pelo tempo. Ela foi aberta meticulosamente por dois pesquisadores no Museum of Fine Arts de Boston, em uma galeria com retratos dos dois "founding fathers".

A primeira mensagem do passado encontrada foi uma placa de prata com inscrições. Em seguida, os pesquisadores descobriram cinco jornais da época dobrados.

Foto: Reuters

Placa de prata com inscrições foi primeiro objeto retirado da caixa/ Foto: Reuters

Foto: Reuters

Caixa continha cinco jornais da época / Foto: Reuters

"Meu Deus, olha isso", disse Pam Hatchfield, chefe de conservação de objetos do museu, quando viu a quantidade de moedas deixadas na caixa.

Eram 24, e incluíam uma moeda cunhada em 1652 pelos colonos para desafiar a Inglaterra, uma medalha de bronze retratando George Washington e uma de prata mostrando Paul Revere.

Foto: Reuters

A cápsula tinha 24 moedas/ Foto: Reuters

Esta não foi a primeira vez que a cápsula foi aberta. Segundo o museu, ela já havia sido encontrada em 1855. Neste ano, os documentos da cápsula foram documentados e ela foi limpa. Além disso, outros objetos foram acrescentados.Depois disso, a caixa foi escondida novamente.

Mas esta foi a primeira possibilidade de observar os objetos deixados com técnicas modernos. Segundo o museu, após a análise, a caixa será exposta ao público e, depois, voltará a ser colocada no mesmo local.

Agora, os pesquisadores e autoridades estão decidindo se também devem acrescentar objetos contemporâneos à cápsula antes de devolvê-la.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade