PUBLICIDADE

EUA anunciam tarifa de 25% sobre importações chinesas

Casa Branca lançará tarifas adicionais caso a China decida retaliar e impor tarifas sobre bens, serviços ou produtos agrícolas do país

15 jun 2018 - 09h45
(atualizado às 09h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira (15), uma tarifa de 25% sobre os US$ 50 bilhões em produtos chineses. A Casa Branca ameaçou ainda a aplicação de mais taxas se a China decidir retaliar.

Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington 08/06/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington 08/06/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

"Os EUA executarão uma tarifa de 25% sobre US$ 50 bilhões de bens da China que contêm tecnologias industriais significativas. Isto inclui bens relacionados ao plano estratégico da China - Made in China 2025 - para dominar as indústrias de alta tecnologia emergentes que dirigirão o futuro crescimento econômico para o país, mas que atingiriam o crescimento econômico para os Estados Unidos e muitos outros países", de acordo com o comunicado.

O governo americano argumentou que estas tarifas são essenciais para prevenir transferências de tecnologia americana e propriedade intelectual para a China, "que protegerão os empregos americanos".

A Casa Branca destacou ainda que os EUA darão tarifas adicionais se a China decidir retaliar e impor tarifas sobre bens, serviços ou produtos agrícolas dos país, aumentar barreiras não tarifárias ou tomar ações punitivas contra os exportadores americanos ou a empresas que operam na China.

Veja também

Esperança na última fronteira da Guerra Fria:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade