PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Trump faz blitz judicial e perde ações na Geórgia e Michigan

Na reta final da apuração dos votos, campanha do presidente anunciou diferentes esforços legais para tentar impedir aparente vitória do democrata no colégio eleitoral

5 nov 2020 - 18h55
Compartilhar
Exibir comentários

A equipe de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou ações judiciais em quatro Estados decisivos - Geórgia, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin - para o resultado final da disputa eleitoral deste ano. No momento, o democrata Joe Biden lidera a disputa com 253 votos no colégio eleitoral, enquanto Trump tem 214.

Foto: Reuters

Na tarde desta quinta-feira, juízes nos Estados da Geórgia e de Michigan recusaram as ações da campanha republicana. Os republicanos têm reclamado de falta de transparência no processo de contagem das cédulas e denunciam uma tentativa de fraude eleitoral por parte dos democratas, por meio de "votos ilegais" pelo correio. Até o momento, nenhuma comprovação de fraude foi apresentada.

Em uma mensagem no Twitter, marcada pela rede social como contendo informações incorretas e enganosas, Trump escreveu que todos os recentes Estados vencidos por Biden "serão legalmente contestados por fraude eleitoral".

A equipe do presidente abriu processos em Michigan, Geórgia e Pensilvânia para interromper a contagem de votos, e pediu a recontagem em Wisconsin, onde Trump vencia no início da apuração na noite de terça, mas foi derrotado por Biden na reta final. A mesma coisa aconteceu no Michigan.

Na Pensilvânia, a discussão é pelo método de contagem de votos - Trump não quer que votos que tenham chegado no dia da eleição sejam contados depois que as urnas fecharam, como prevê a legislação estadual. Nesta quinta-feira, a equipe eleitoral do presidente vai anunciar um processo alegando fraude eleitoral em Nevada.

O presidente diz que há muitas provas, mas, como de costume, não ofereceu nenhuma evidência. Os resultados nesses Estados serão determinantes para o próximo ocupante da Casa Branca chegar a 270 votos no colégio eleitoral e ser eleito o 46º presidente.

Há semanas, o presidente repete, sem mostrar evidências, que há fraude na eleição, na tentativa de deslegitimar uma eventual vitória de seu oponente, que aparecia à frente nas pesquisas e vem confirmando a vantagem.

Trump também tem dito que a eleição pode ir parar na Suprema Corte dos EUA, como aconteceu no ano de 2000 na disputa entre George W. Bush e Al Gore. Na ocasião, o Partido Democrata pediu recontagem dos votos na Flórida. Após o processo, a Corte decidiu em favor de Bush, mas o processo atrasou o resultado em 35 dias.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade