PUBLICIDADE

Mundo

Democrata discursa por 8h na Câmara dos EUA e bate recorde

Nancy Pelosi usou o tempo para criticar acordo sobre orçamento

8 fev 2018 - 14h22
(atualizado às 14h47)
Compartilhar
Exibir comentários
A representante democrata Nancy Pelosi
A representante democrata Nancy Pelosi
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, discursou em plenário durante mais de oito horas, estabelecendo um novo recorde de mais de 100 anos.

A intervenção da parlamentar, realizada na última quarta-feira (7), foi dedicada ao acordo entre republicanos e democratas no Senado para aprovar o novo orçamento da administração federal, o que deve evitar uma nova paralisação do governo de Donald Trump a partir de 16 de fevereiro.

Durante seu discurso, Pelosi criticou o pacto por ele não incluir uma solução para os "dreamers", imigrantes clandestinos que entraram nos EUA quando crianças e que correrão risco de deportação a partir do dia 5 de março.

De tailleur e saltos altos, Pelosi falou por oito horas e sete minutos, sem fazer nenhuma pausa longa, no discurso mais extenso da Câmara desde 1909. A representante leu inclusive cartas de jovens imigrantes e fez citações ao papa Francisco.

Em 2013, o senador republicano Ted Cruz já havia feito algo parecido, ao discursar contra a reforma sanitária proposta pelo democrata Barack Obama por mais de 21 horas.

Veja também

SpaceX lança foguete mais poderoso do mundo com um automóvel:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade