PUBLICIDADE

Estados Unidos

Kim aos EUA: negociações de desnuclearização correm risco

Autoridades norte-coreanas entregaram carta ao secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

28 ago 2018 - 07h25
(atualizado às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades norte-coreanas enviaram uma carta aos Estados Unidos advertindo que as negociações de desnuclearização estão "novamente em risco e podem desabar", relatou a CNN nesta terça-feira, citando três pessoas com conhecimento do assunto.

A carta foi entregue diretamente ao secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmando que o governo do líder norte-coreano, Kim Jong Un, sente que o processo não avançou.

"Os Estados Unidos ainda não estão prontos para cumprir as expectativas (da Coreia do Norte) em termos de tomar um passo para assinar um tratado de paz", relatou a CNN, citando fontes.

Presidente dos EUA, Donald Trump, e líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, durante cúpula em Cingapura
Presidente dos EUA, Donald Trump, e líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, durante cúpula em Cingapura
Foto: Susan Walsh/Pool / Reuters

A Guerra da Coreia, de 1950 a 1953, terminou em um armistício em vez de um tratado de paz, fazendo com que forças da ONU, lideradas pelos Estados Unidos, ainda estejam tecnicamente em guerra com a Coreia do Norte.

Pyongyang tem deixado claro que vê o fim oficial do estado de guerra como elemento crucial para reduzir as tensões na península coreana.

Entretanto, os Estados Unidos têm se mostrado relutantes em declarar o fim da Guerra da Coreia até que a Coreia do Norte abandone seu programa de armas nucleares.

Segundo a CNN, a carta também afirma que se um meio-termo não puder ser alcançado e as conversas fracassarem, a Coreia do Norte pode retomar "atividades nucleares e de mísseis".

Veja também

Cientistas esperam encontrar cura de doenças através de fezes:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade