PUBLICIDADE

Estados Unidos

Carta a Obama com conteúdo suspeito é interceptada pelo serviço secreto

17 abr 2013 - 12h33
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Políciais do Capitólio fazem a segurança do prédio Hart após o local ser evacuado
Políciais do Capitólio fazem a segurança do prédio Hart após o local ser evacuado
Foto: AP

Uma carta endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contendo uma substância suspeita foi interceptada nesta quarta-feira pelo serviço secreto dos Estados Unidos. Análises iniciais do FBI indicam que a correspondência continha rícino, mesmo conteúdo da carta enviada ontem ao senador democrata Roger Wincker. 

"Somente uma análise completa realizada em um laboratório acreditado pode determinar a presença de agentes biológicos, como a rícino. Esses testes estão sendo conduzidos e geralmente levam de 24 a 48 horas", disse o FBI. Rícino é uma substância presente nas sementes de mamona que é considerada uma das toxinas de origem vegetal mais potentes.

Segundo autoridades, a correspondência foi recebida em um centro postal da Casa Branca, que no entanto está localizado fora do prédio da residência presidencial. O envelope endereçado a Obama foi imediatamente colocado em quarentena pelo Serviço Secreto dos EUA, disse o FBI.

Casa Branca confirma recebimento de carta suspeita:

Na noite desta terça, um envelope direcionado para Wincker, um dos líderes democratas do Parlamento, contendo um veneno mortal foi encontrado na correspondência do Capitólio, a sede do Senado americano. O envelope também conteria rícino. 

O veneno foi detectado durante uma inspeção de rotina em uma dependência do prédio do Congresso, e a carta não chegou ao gabinete de Wincker no Capitólio.

De acordo com uma autoridade citada pela rede de notícias CNN, as duas cartas dizem: "Ver algo errado e não expor é se tornar um parceiro silencioso para sua continuidade. Eu sou KC e aprovo esta mensagem". 

O FBI disse que a investigação sobre as cartas não encontrou ligação com a dupla explosão em Boston, que deixou 3 mortos e mais de 170 feridos na segunda-feira. "A investigação sobre essas cartas permanece em andamento, e mais cartas ainda podem ser recebidas. Não há nenhuma indicação de uma ligação com o ataque em Boston", disse o FBI em comunicado.

Na tarde desta quarta-feira, o senador Carl Levin, de Michigan, disse que um de seus escritórios em seu Estado recebeu uma carta "suspeita" e alertou as autoridades. "Ainda não sabemos se a carta representava uma ameaça", disse. 

Prédios evacuados no Senado

A polícia do Congresso dos EUA esvaziou partes de dois edifícios do Senado, nesta quarta-feira, devido a preocupações com cartas e um pacote suspeitos. De acordo com a rede de notícias CNN, o primeiro andar do prédio Hart de escritórios foi evacuado poucos minutos antes do meio-dia. O prédio Russell também teve pessoas retiradas. 

Policiais estão analisando um pacote suspeito no edifício Hart e também envelopes no edifício Russell, além de estarem interrogando uma pessoa envolvida com as suspeitas, disse o porta-voz. A CNN informa que um homem foi detido no terceiro andar do prédio Hart. Ele estaria agindo suspeitamente e possuía envelopes em sua mochila. Os prédios foram completamente liberados por volta das 12h40 (13h40 no horário de Brasília).

Em Boston, autoridades de segurança determinaram que funcionários, procuradores e a mídia deixassem o tribunal federal da cidade, de acordo com um repórter da agência Reuters no local. Dezenas de pessoas podiam ser vistas deixando o prédio. Não havia mais detalhes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade