PUBLICIDADE

Estados Unidos

Assessor de Obama diz que eleição no Irã é sinal promissor

16 jun 2013 - 13h12
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe do gabinete do presidente americano, Barack Obama, afirmou neste domingo que a eleição do moderado Hassan Rohani para a presidência do Irã é um "sinal potencialmente promissor", informa a agência Reuters.

Falando ao programa Face the Nation, da emissora CBS, Denis McDonough afirmou que os Estados Unidos estão prontos para ser um parceiro do Irã se este país estiver disposto a cumprir suas obrigações de ser transparente com seu "ilícito programa nuclear". "Se Rohani tiver interesse, como ele disse durante a campanha, em consertar as relações do Irã com o resto do mundo, há uma oportunidade para isso", disse McDonough.

Rohani foi anunciado no sábado como o vencedor das eleições presidenciais do Irã, realizadas na última sexta-feira. A vitória deste clérigo moderado ainda em primeiro turno, com 50,68%, surpreendeu a grande maioria dos analistas internacionais, que esperavam a realização de um segundo turno ou a vitória de candidatos conservadores.

Apesar de ser apoiado por reformistas e moderados, Rohani atua como conselheiro do aiatolá Khamenei, supremo líder do país. No entanto, durante a campanha ele prometeu uma aproximação com o Ocidente, após oito anos de relações conturbadas sob a presidência de Mahmoud Ahmadinejad. 

Reformista moderado Hassan Rohani é o novo presidente do Irã:

McDonough ressaltou que as eleições presidenciais da última sexta-feira no Irã foram realizadas em um contexto de "falta de liberdade de imprensa, falta de transparência e, em muitos casos, assédio". "Acho que levando em conta essas circunstâncias muito difíceis, todos deveríamos estar bastante orgulhosos da forma como os iranianos decidiram participar para expressar suas opiniões e aspirações democráticas", assinalou.

No sábado, após a confirmação do resultado, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, também reconheceu a vitória de Rohani. Ele assegurou que os Estados Unidos "segue preparado para se relacionar com o governo iraniano de forma direta para alcançar uma solução diplomática que responda de forma completa às preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear do Irã".

O presidente dos EUA, Barack Obama, tratou no início de seu segundo mandato de impulsionar um diálogo direto com Teerã sobre a questão nuclear, mas essa possibilidade foi descartada em fevereiro pelo líder saliente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que considerou a proposta como uma "imposição".

Com informações da agência EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade