PUBLICIDADE

Estados Unidos

Alerta de tsunami é gerado no Pacífico após terremoto no Chile

27 fev 2010 - 06h37
(atualizado às 07h14)
Compartilhar

O Centro de Advertência de Tsunami para o Pacífico dos Estados Unidos gerou um alerta de tsunami após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingir a costa do Chile, na madrugada deste sábado. O alerta foi emitido para o Chile, Peru, Colômbia, Equador, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, El Salvador, Antártida e Havaí.

"A observação do nível do mar indica que o tsunami foi gerado. Pode ser mais destrutivo no litoral nos locais próximos ao epicentro do terremoto e pode ser considerado também uma ameaça para costas mais distantes", explica o site do NOAA.

O Centro acrescenta que "as autoridades devem tomar as medidas adequadas para responder a essa possibilidade". Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), o terremoto teve epicentro no mar, a 59,4 quilômetros de profundidade, na região da costa da região de Maule, no centro do Chile.

O tremor, de um minuto de duração, foi sentido em Santiago, a 317 quilômetros do epicentro, e em regiões de norte a sul do país, além de várias partes da Argentina.

Com informações da EFE.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade