PUBLICIDADE

A labrador que livrou da cadeia homem condenado por abuso de menores

O americano Joshua Horner foi liberado após o reaparecimento de Lucy, que teria sido morta segundo relato da suposta vítima que o acusou.

12 set 2018 - 18h05
(atualizado às 18h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Em 2017, o americano Joshua Horner, de 42 anos, foi condenado a 50 anos de cadeia por abuso sexual de sua própria filha. Um ano depois, no entanto, o caso teve uma reviravolta graças a uma cachorra chamada Lucy, da raça labrador.

Durante o julgamento que condenou Horner, sua filha disse que ele ameaçou machucar os animais de estimação se ela o denunciasse à polícia. Segundo a menina, ele teria matado a cachorra a tiros na sua frente para provar que estava falando sério.

Horner teve a condenação revogada e comemorou com a esposa, Kelli
Horner teve a condenação revogada e comemorou com a esposa, Kelli
Foto: Jenny Coleman/Oregon Innocence Project / BBC News Brasil

Mas Lucy foi encontrada viva, e isso mudou o destino de Horner.

Dúvidas

A condenação de Horner já estava cercada de dúvidas: o juri não tinha conseguido chegar a um veredicto unânime e a iniciativa Oregon Innocence Project (Projeto Inocência do Oregon), que revisava o caso, disse que encontrou vários "sinais vermelhos".

Em abril deste ano, o grupo apresentou suas preocupações sobre o caso ao promotor local John Hummel, que aceitou reabrir as investigações.

Havia uma discrepância sobre o paradeiro da cachorra Lucy. Horner insistia que ela estava viva - evidência que poderia provar que a vítima estava mentindo.

Um investigador do Oregon Innocence Project e um membro da promotoria fizeram várias viagens para tentar encontrar o animal. Segundo Horner, sua ex-namorada teria doado a cachorra para um novo dono, do qual não se sabia o paradeiro.

Os investigadores acabaram encontrando Lucy, que vivia com o novo dono na região costeira do Estado do Oregon.

A verificação da identidade de Lucy foi feita através de traços distintivos de sua aparência e de informações sobre a identidade do novo dono
A verificação da identidade de Lucy foi feita através de traços distintivos de sua aparência e de informações sobre a identidade do novo dono
Foto: Jenny Coleman/Oregon Innocence Project / BBC News Brasil

A identidade da cachorra foi verificada por meio de traços distintivos de sua aparência e evidências sobre sua custódia.

"A Lucy não alvejada. Ela está viva e bem", disse a promotoria em um comunicado.

A promotoria fez tentativas de falar novamente com a suposta vítima sobre seu testemunho, mas ela não foi aos encontros marcados e não aceitou falar com os investigadores que a procuraram.

O promotor, Hummel, disse à Corte na segunda que não pode dizer que Horner é inocente, mas que agora não está mais convencido de que ele é culpado. "Não há evidências para dizer que ele é culpado acima de qualquer dúvida razoável", afirmou o promotor.

Horner, que já estava em liberdade provisória desde agosto esperando um novo julgamento, teve a condenação a 50 anos de prisão revogada.

O juiz Michael Adler arquivou o caso.

Horner afirmou que ele e sua mulher estavam "prontos para juntar os cacos de suas vidas".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade