PUBLICIDADE

Mundo

Estado de saúde de Nelson Mandela é crítico

23 jun 2013 - 17h46
Compartilhar

O estado de saúde de Nelson Mandela, que está internado em um hospital em Pretória, se tornou crítico, segundo a Presidência da África do Sul.

Segundo um comunidado divulgado pelo presidente Jacob Zuma, os médicos "estão fazendo de tudo para melhorar a condição dele".

"Ele está em boas mãos', disse Zuma.

O primeiro presidente negro da África do Sul, que tem 94 anos de idade, foi hospitalizado no início do mês, com uma infecção de pulmão recorrente.

O comunicado diz que Zuma visitou Mandela no hospital na tarde deste sábado. Ele recebeu a notícia de que o estado de saúde do ex-presidente piorou nas últimas 24 horas.

"Os medicos estão fazendo todo o possível para melhorar sua condição e asseguram que Madiba está sendo bem cuidado e está confortável. Ele está em boas mãos", disse Zuma, usando o nome pelo qual Mandela é amplamente conhecido na África do Sul.

Zuma fez um apelo por orações para mandela e seus médicos.

Mandela é reverenciado por ter liderado a luta contra o poder de uma minoria branca na África do Sul e depois por ter pregado a reconciliação, apesar de ter permanecido preso por 27 anos. Ele deixou o poder após ocupar a Presidência por cinco anos.

Atendimento especializado

O ex-presidente e Nobel da Paz teria sofrido danos nos pulmões enquanto trabalhava em uma pedreira na prisão.

Ele contraiu tuberculose nos anos de 1980 enquanto era mantido preso em uma unidade prisional na ilha de Robben, que fica muito exposta a correntes de vento.

Mandela se retirou da vida pública em 2004 e dificilmente era visto em eventos públicos desde então.

No sábado, foi revelado que a ambulância na qual mandela era levado para o hospital no último dia 8 de junho quebrou. Ele teve que ser removido para outro veículo.

Zuma disse que garantiram a ele que "todo o cuidado foi tomado para garantir que sua condição médica não fosse afetada".

"Havia sete médicos no comboio que estavam com o controle total da situação naquele período. Ele teve cuidados especializados".

Zuma também negou que Mandela tenha sofrido um ataque cardíaco.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade