PUBLICIDADE

Mundo

Especialista norte-americano vai ao Reino Unido examinar bebê Charlie Gard

17 jul 2017 - 11h33
(atualizado às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Um médico norte-americano oferecendo tratamento experimental a um bebê britânico criticamente doente deve ir a Londres nesta semana ajudar a persuadir um juiz a manter ligado o suporte de vida do menino, em um caso que gerou um debate feroz em todo o mundo sobre ética médica.

Pessoas fazem campanha para que o bebê britânico Charlie Gard possa ir aos Estados Unidos receber tratamento médico, em Londres  13/07/2017 REUTERS/Peter Nicholls
Pessoas fazem campanha para que o bebê britânico Charlie Gard possa ir aos Estados Unidos receber tratamento médico, em Londres 13/07/2017 REUTERS/Peter Nicholls
Foto: Reuters

Os pais de Charlie Gard, que tem uma condição genética rara causando fraqueza muscular progressiva e danos ao cérebro, têm lutado uma batalha legal para mandá-lo aos Estados Unidos para a terapia experimental do neurologista. Mas os tribunais do Reino Unido recusaram a permissão com o argumento de que isso prolongaria seu sofrimento sem uma perspectiva realista de ajudar.

O caso ganhou atenção global após intervenções do presidente norte-americano Donald Trump e do papa Francisco, que expressaram apoio a Charlie, de 11 meses, no Twitter. Isso gerou um debate caloroso sobre se o hospital realizando o tratamento ou seus pais deveriam determinar seu destino.  

O médico norte-americano que ofereceu o tratamento, Michio Hirano, professor de neurologia do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, vai a Londres examinar Charlie pela primeira vez e encontrar outros especialistas envolvidos no caso.

Hirano afirmou que a terapia que está desenvolvendo pode melhorar a condição de Charlie, que sofre de uma forma de doença mitocondrial. Ele acredita que há uma chance entre 11 e 56 por cento de que a terapia com nucleósidos melhore a força muscular do bebê e que há uma "pequena mas significativa" chance de também ajudar no funcionamento do cérebro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade