PUBLICIDADE

Europa

Premiê espanhol diz que destituirá líder catalão

27 out 2017 - 07h12
(atualizado às 08h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Mariano Rajoy durante discurso
Mariano Rajoy durante discurso
Foto: Reuters

O premiê espanhol, Mariano Rajoy, fez um duro discurso contra as lideranças da Catalunha na abertura dos trabalhos do Senado nesta sexta-feira (27).

O primeiro-ministro confirmou que espera que os senadores aprovem a implementação inédita do artigo 155, que retirará temporariamente a autonomia da Catalunha, nesta sexta e que destituirá o presidente da região, Carles Puigdemont, após a aprovação do documento.

O líder espanhol ainda previu que a convocação de novas eleições ocorrerá em até seis meses, o "mais rápido possível", depois que o comissariamento for implantado. "A ativação do artigo 155 da Constituição é uma decisão excepcional para uma situação excepcional. Não há alternativa", disse aos senadores.

Segundo Rajoy, o único responsável pela maior crise política das últimas décadas na Espanha é "ele, e somente ele", referindo-se a Puigdemont.

O discurso do premier ocorre em um momento tenso no país já que, também para hoje é esperado que o Parlamento catalão anuncie uma declaração de República, agravando ainda mais a crise.

Ontem (26), Puigdemont reconheceu que chegou a pensar em convocar uma nova eleição para a Catalunha para amenizar a tensão, mas informou que não houve "garantia suficiente" do governo de Madri para a realização do pleito.

A crise com os defensores da independência regional se agravou com a realização de um referendo separatista no dia 1º de outubro. De acordo com o governo catalão, mais de 90% dos votantes aprovou a separação. No entanto, todas as instâncias judiciais de Madri consideraram a votação ilegal e informaram que o referendo não tem nenhum efeito.

Desde então, a queda de braço entre os líderes de ambos os lados se intensificou com situações que foram desde trocas públicas de ameaças até a prisão de diversas pessoas que ajudaram a organizar o referendo. 

Manifestantes seguram bandeiras separatistas da Catalunha durante protesto, em Barcelona  03/10/2017 REUTERS/Enrique Calvo
Manifestantes seguram bandeiras separatistas da Catalunha durante protesto, em Barcelona 03/10/2017 REUTERS/Enrique Calvo
Foto: Reuters

Veja também

O 'lançamento certeiro' de bombeiros na Califórnia que apagou incêndio de uma só vez:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade