PUBLICIDADE

Mundo

Espanha resgata mais de 500 imigrantes no Mediterrâneo

27 mai 2018 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades espanholas resgataram mais de 500 imigrantes neste final de semana de mais de uma dezena de barcos que faziam a perigosa travessia do Mediterrâneo para a Europa.

Após buscas com aviões e helicópteros, barcos espanhóis resgataram quase 300 imigrantes de nove barcos no sábado, disseram autoridades. Na tarde de domingo, mais 250 imigrantes foram resgatados de oito barcos, três dos quais em más condições e que mais tarde afundaram, acrescentaram eles.

Os imigrantes eram de vários países da África do Norte e da África Subsaariana.

O número de pessoas cruzando para a Espanha pelo mar da África do Norte, tanto via Estreito de Gibraltar quanto Mar do Alborão, aumentou significativamente nos últimos anos, enquanto as chegadas à Itália e Grécia pela Líbia caíram.

Cerca de 19 mil pessoas fizeram a travessia marítima em 2017, representando um aumento de 182 por cento em relação ao ano anterior.

A agência de fronteira da Europa Frontex afirmou em janeiro esperar um aumento nas imigrações irregulares para a Espanha este ano, com fluxos impulsionados pelo uso de barcos rápidos.

Uma autoridade da guarda costeira italiana afirmou no domingo que mais de 1800 imigrantes tentando cruzar da Líbia para a Itália foram resgatados nos últimos três dias, após uma melhor no clima. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade