PUBLICIDADE

Mundo

Espanha aprova lei que legaliza eutanásia no país

Medida deverá entrar em vigor em três meses

18 mar 2021 - 10h57
(atualizado às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Deputados da Espanha aprovou nesta quinta-feira (18) uma lei que legaliza a eutanásia em todo o país.

Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez
Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O texto recebeu 202 votos a favor e 141 contrários, além de duas abstenções. A lei deverá entrar em vigor em três meses.

A eutanásia fará parte do serviço nacional de saúde espanhol e poderá ser solicitado por pessoas maiores de idade que sofrem de "doenças graves e incuráveis", ou "crônicas e incapacitantes", que geram um "sofrimento físico e mental constante e insuportável".

As condições para requisitar o serviço serão rigorosas, já que o indivíduo precisará "estar capaz e consciente" ao realizar o pedido. O paciente também deverá formular a solicitação por escrito e repetir 15 dias depois. O médico, por sua vez, pode até rejeitar se achar que as exigências não são cumpridas.

"Somos a partir de hoje um país mais humano, justo e livre. Obrigado a todos que lutaram incansavelmente para que o direito de morrer dignamente fosse reconhecido na Espanha", escreveu o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, em suas redes sociais.

Quando a lei entrar em vigor, a Espanha se tornará o sétimo país a permitir a prática da eutanásia, após Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Canadá, Nova Zelândia e Colômbia. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade