PUBLICIDADE

Mundo

Ernesto Araújo visita Itália em busca de investimentos

Na Europa, chanceler ainda passará por Polônia e Hungria

6 mai 2019 - 18h26
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, desembarcou nesta segunda-feira (6) em Roma, na Itália, onde realizará uma visita até o próximo dia 8 de maio a fim de fortalecer as relações bilaterais entre os dois países e incentivar investimentos e exportações. Nesta terça-feira (7), o chanceler se reunirá com autoridades do Ministério das Relações Exteriores da Itália e com empresários italianos que atuam no Brasil. Um dia depois, Araújo será recebido pelo ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini, e pela ministra da Defesa, Elisabeta Trenta.

Ernesto Araújo visita Itália em busca de investimentos
Ernesto Araújo visita Itália em busca de investimentos
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    O objetivo do político brasileiro é discutir os principais temas da pauta bilateral, como comércio, investimentos, cooperação e temas regionais e globais. Além disso, ele quer incentivar a exportação brasileira de aviões e materiais de defesa, como aeronaves da Embraer e armas, para os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

    Durante sua viagem pela Itália, Araújo aproveitará para visitar o Vaticano e se reunir com o secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin. Depois da Itália, Araújo seguirá para Budapeste na próxima quinta-feira (9), onde se encontrará com membros do governo do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. A viagem do chanceler brasileiro será encerra na sexta-feira (10), na Polônia, com uma reunião com representantes do gabinete do premier Mateusz Morawiecki.

    Hungria e Polônia se comprometeram a investir 2% de seus respectivos Produtos Internos Brutos (PIB) em defesa. Os poloneses já atingiram o percentual, mas querem ampliá-lo a 2,5%, enquanto que os húngaros, para alcançar a meta acordada com a Otan, precisará expandir seus gastos militares em US$2,3 bilhões.

    Relação Brasil - Itália: De acordo com o Itamaraty, Brasil e Itália mantêm parceria estratégica desde 2007. Em 2018, houve crescimento de 7% no comércio bilateral, que superou os US$ 8 bilhões. A Itália é um dos maiores investidores individuais no país e possui mais de 1.200 empresas atuando no território brasileiro.

    Além das importantes relações comerciais, os dois países possuem importantes laços históricos e culturais. Cerca de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos e o país abriga uma das maiores comunidades italianas. Já a relação do presidente Jair Bolsonaro com Salvini tem sido amistosa desde a campanha eleitoral. O vice-premier da Itália chegou a comemorar a vitória do brasileiro nas urnas, em outubro passado. Os dois trocam elogios simultâneo e Bolsonaro já prometeu visitar a Itália em breve. Recentemente, o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, visitou o território italiano e se encontrou com o líder do partido ultranacionalista. Na ocasião, ambos falaram sobre as eleições europeias, imigração e a recém-aprovada lei na Itália de legítima defesa que flexibiliza o porte de arma.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade