PUBLICIDADE

Mundo

Erdogan diz que Turquia se vê como parte da Europa

22 nov 2020 - 15h10
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse neste domingo que seu país, candidato oficial à adesão à União Europeia, se vê como uma parte inseparável da Europa, mas não cederá a ataques e padrões duplos.

"Nós nos vemos como uma parte inseparável da Europa ... No entanto, isso não significa que vamos nos curvar a ataques abertos ao nosso país e nação, injustiças veladas e padrões duplos", disse Erdogan em discurso aos membros do seu Partido AK.

As atividades de perfuração da Turquia em uma parte disputada do Mediterrâneo oriental aumentaram as tensões com a UE, já que a Turquia travou uma disputa com Grécia e Chipre sobre a extensão de suas plataformas continentais e recursos de hidrocarbonetos.

O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse neste mês que a retórica da Turquia em relação ao Chipre estava agravando as tensões com a UE e que Ancara precisava entender que seu comportamento estava "ampliando sua separação" do bloco.

A UE vai discutir a busca da Turquia pela exploração de gás natural em águas contestadas no Mediterrâneo oriental em sua próxima cúpula em dezembro, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, na quinta-feira.

"Não acreditamos que tenhamos problemas com países ou instituições que não possam ser resolvidos por meio de política, diálogo e negociações", afirmou Erdogan.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade