PUBLICIDADE

Mundo

Equipes tentam resgatar alpinista italiano ferido no Paquistão

Italiano caiu durante escalada na montanha Gasherbrum

21 jul 2019 - 12h30
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Um alpinista italiano, Francesco Cassaro, ficou gravemente ferido em um acidente em uma montanha do Paquistão neste sábado (20). Equipes de socorro se mobilizam neste domingo (21) para tentar retirar o italiano da montanha Gasherbrum VII, na extensão do Karakoram, no Himalaia.

Equipes tentam resgatar alpinista italiano ferido no Paquistão
Equipes tentam resgatar alpinista italiano ferido no Paquistão
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

    Cassaro é médico, originário do Piemonte, e sofreu uma queda durante a escalada. Seu amigo e parceiro no local, Cala Cimenti, deu o alarme às autoridades e disse que o italiano está em estado grave, mas estável. "Ele está lúcido", informou o amigo, que passou toda a madrugada ao lado de Cassaro e em contato com médicos.

    Os familiares do alpinista italiano lançaram um apelo ao ministro das Relações Exteriores da Itália, Enzo Moavero Milanesi. "Senhor ministro, peço sua ajuda. Ajude-nos. Meu irmão está morrendo. Chegamos ao limite. Se um helicóptero não for busca-lo, ele morrerá. Cada minuto perdido é uma probabilidade menor de salvar Francesco. O embaixador no Paquistão está lidando com o caso, mas até agora não conseguiu desbloquear a situação", disse o irmão do alpinista, Stefano Cassardo.

    Em um tuíte, a Farnesina respondeu. "Sobre o apelo lançado pelos familiares do alpinista Francesco Cassardo, o ministro Enzo Moavero confirma que, desde ontem, a Farnesina e a embaixada estão pedindo que as autoridades paquistanesas façam o máximo para socorrê-lo rapidamente", escreveu o governo.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade