PUBLICIDADE

Mundo

Equador restaura parcialmente acesso de Assange à internet em embaixada

15 out 2018 - 14h15
Compartilhar
Exibir comentários

O Equador restaurou parcialmente o acesso à internet de Julian Assange, fundador do WikiLeaks que se refugiou na embaixada equatoriana em Londres mais de seis anos atrás, disseram o WikiLeaks e um advogado de Assange separadamente no domingo.

Fundador do WikiLeaks, Julian Assange 19/05/2017 REUTERS/Peter Nicholls
Fundador do WikiLeaks, Julian Assange 19/05/2017 REUTERS/Peter Nicholls
Foto: Reuters

A medida ocorre quase seis meses depois de o governo equatoriano suspender as comunicações de Assange, em março, depois de ele debater nas redes sociais temas que poderiam prejudicar as relações diplomáticas do país, inclusive uma crise diplomática entre Londres e Moscou e o separatismo da Catalunha.

"O Equador reverte o isolamento de @JulianAssange", disse o WikiLeaks em uma mensagem no Twitter. A mudança também foi confirmada pelo assessor legal australiano de Assange, Greg Barns, que a classificou como um "desdobramento bem-vindo".

Um porta-voz de Assange disse que suas comunicações só foram restauradas em parte.

Assange se refugiou na embaixada do Equador em Londres depois que tribunais britânicos ordenaram sua extradição para a Suécia para ser interrogado em um caso de assédio sexual. O caso foi descartado desde então, mas amigos e apoiadores dizem que agora Assange teme ser preso e eventualmente extraditado aos Estados Unidos se deixar a embaixada.

O WikiLeaks, que publicou segredos diplomáticos e militares norte-americanos quando Assange estava na direção, enfrenta uma investigação de um grande júri nos EUA.

"A questão principal, a solicitação para o Reino Unido dar uma garantia de que Julian não será extraditado aos EUA, continua sem solução", disse Barns à Reuters.

Amigos e apoiadores de Assange dizem que ele só teve contato com advogados desde que o Equador suspendeu suas comunicações com o mundo exterior. Recentemente o WikiLeaks anunciou que Kristin Hrafnsson, um dos associados de longa data de Assange, assumiu seu lugar como editor-chefe do site.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade