PUBLICIDADE

Mundo

Equador quer sediar cúpula regional sobre crise migratória da Venezuela

21 ago 2018 - 18h49
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Equador informou nesta terça-feira que quer sediar uma cúpula regional para discutir o agravamento do êxodo de venezuelanos do país, assolado por uma grave crise.

Imigrantes venezuelanos caminham pela estrada equatoriana rumo ao Peru, em Tulcán, Equador  21/8/2018 REUTERS/Andres Rojas
Imigrantes venezuelanos caminham pela estrada equatoriana rumo ao Peru, em Tulcán, Equador 21/8/2018 REUTERS/Andres Rojas
Foto: Reuters

O Ministério das Relações Exteriores equatoriano disse que convidaria Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, México, Peru, Panamá, República Dominicana, Uruguai e Venezuela para uma reunião em Quito, nos dias 17 e 18 de setembro.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a inflação pode atingir 1 milhão por cento até o fim do ano e o salário mínimo somará poucos dólares, colocando produtos básicos como o frango fora do alcance de muitos.

Na semana passada, o Equador e o Peru anunciaram requerimentos de entrada mais restritos para os venezuelanos, enquanto manifestantes no Brasil, em Pacaraima, fizeram com que centenas de imigrantes voltassem para o outro lado da fronteira.

"É o momento de trocarmos opiniões, de ver o que diferentes países estão fazendo em diferentes aspectos", disse o vice-ministro de Mobilidade Humana do Equador, Santiago Chávez, em declaração.

"O pior que pode acontecer para o país (Equador) é o caos migratório", acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade