PUBLICIDADE

Mundo

Enviado relata a líder sírio temores do papa por civis de Idlib

22 jul 2019 - 12h30
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco expressou preocupação com a situação humanitária no noroeste da Síria e fez um apelo por um fim negociado aos anos de combate em uma carta encaminhada nesta segunda-feira ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Papa Francisco em Palermo, na Itália
15/09/2019 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Papa Francisco em Palermo, na Itália 15/09/2019 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Foto: Reuters

O Vaticano disse que a carta foi entregue pelo cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, que comanda o departamento de promoção do desenvolvimento humano do Vaticano.

A carta pediu a volta segura de milhões de pessoas deslocadas durante os anos de guerra, o tratamento com compaixão de prisioneiros políticos e a retomada das negociações para se encontrar uma solução política para o conflito.

"No cerne desta nova iniciativa está a preocupação do papa Francisco e da Santa Sé com a situação de emergência humanitária na Síria, em particular na província de Idlib", disse o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, em um comunicado.

Idlib é a última região síria dominada pelos rebeldes e continua sob controle sobretudo de militantes islâmicos que estão cada vez mais pressionados por forças do governo sírio apoiadas pelo Irã e pela Rússia.

A agência de notícias estatal Sana relatou que Assad disse a Turkson que é importante manter a pressão em países que apoiam terroristas, termo que Damasco usa para descrever os rebeldes que almejam depô-lo.

Hoje em seu nono ano, a guerra da Síria emergiu de protestos populares contra Assad, devastando muitas cidades pequenas e grandes. Estima-se que meio milhão de pessoas morreram em meio aos combates.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade