PUBLICIDADE

Mundo

Enviado dos EUA promete "dissuasão mais forte possível" ante testes de armas da Coreia do Norte

18 abr 2022 - 10h04
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul vão manter a "dissuasão conjunta mais forte possível" mediante "ações de escalada" da Coreia do Norte, disse o enviado norte-americano para Coreia do Norte nesta segunda-feira, em meio a preocupações de que Pyongyang esteja se preparando para retomar a atividade nuclear.

O representante especial dos EUA, Sung Kim, e seu vice, Jung Pak, se encontraram com autoridades sul-coreanas, incluindo o enviado para a questão nuclear, Noh Kyu-duk, depois de chegar a Seul na segunda-feira para uma visita de cinco dias.

"É extremamente importante que o Conselho de Segurança das Nações Unidas envie um sinal claro à Coreia do Norte de que não aceitaremos sua escalada de testes como normal", disse Kim a repórteres após conversas com Noh.

"Concordamos com a necessidade de manter a capacidade de dissuasão conjunta mais forte possível na península", afirmou.

Kim também disse que os aliados "responderão de forma responsável e decisiva ao comportamento provocativo", enquanto destacou sua disposição de relacionamento com a Coreia do Norte "em qualquer lugar, sem quaisquer condições".

A chegada de Kim coincidiu com o início de um exercício militar conjunto anual de nove dias por tropas dos EUA e da Coreia do Sul.

O exercício consiste em "treinamento de posto de comando defensivo usando simulação de computador" e não envolverá manobras de campo por tropas, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul no domingo.

A Coreia do Norte condena os exercícios conjuntos como ensaios para a guerra, e eles foram reduzidos nos últimos anos em meio aos esforços para envolver Pyongyang na diplomacia e por causa das restrições da Covid-19.

No sábado, a Coreia do Norte disparou em teste o que a mídia estatal disse serem mísseis envolvidos no lançamento de armas nucleares táticas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade