PUBLICIDADE

Mundo

Empresas italianas criam 'conselho de negócios' no RJ

Presidência honorária será do cônsul-geral no Rio de Janeiro

24 set 2021 - 13h32
(atualizado às 13h47)
Compartilhar
Exibir comentários

As empresas italianas Enel Brasil, Leonardo, Saipem e TIM assinaram nesta sexta-feira (24) um acordo de intenções para a criação do Business Council Italia - Rio de Janeiro, uma iniciativa para contribuir com a "concretização de projetos e iniciativas culturais, científicas e sociais a partir da colaboração entre empresas italianas e a comunidade empresarial brasileira local".

Empresas italianas se unem para criar 'conselho de negócios' no Rio de Janeiro
Empresas italianas se unem para criar 'conselho de negócios' no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

"Além disso, o conselho pode ajudar a promover visitas de delegações econômicas e comerciais de empresas italianas interessadas em investir no Brasil, assim como ajudar empresas brasileiras que desejam expandir negócios em território italiano", diz o comunicado oficial.

O presidente honorário da iniciativa será o cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, e o conselho também conta com o apoio da Embaixada da Itália no Brasil.

Conforme o comunicado, entre as primeiras iniciativas, estão dois eventos de networkin e dois seminários por ano e todos têm a proposta de integrar executivos e autoridades locais.

"Tenho certeza de que o Business Council Italia-Rio de Janeiro também poderá representar um poderoso fator de agregação para a numerosa comunidade empresarial italiana do Rio, bem como um catalisador para novas iniciativas e sinergias com o Consulado Geral, em um amplo leque de setores", ressalta Del Giudice.

O CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola, ressalta que a empresa está "expandindo parcerias no país, a exemplo do que iniciamos em junho, também com Enel e Leonardo, pensando em projetos que consolidem nossa presença e nas oportunidades de negócio que serão criadas". "A iniciativa vem contribuir, de forma eficiente, para estreitar o relacionamento de empresas italianas com brasileiras, criando oportunidades e abrindo portas para um futuro cada vez mais conectado", acrescenta.

Já o Country Manager da Enel Brasil, Nicola Cotugno, afirma que como empresa pioneira na "transição energética", "acreditamos que a energia limpa, aliada ao uso eficiente da energia, é hoje o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável do ambiente de negócios e das cidades".

Para Francesco Moliterni, Leonardo CCO-International Marketing and Strategic Campaigns, o "Brasil representa uma segunda casa para a Leonardo por meio dos diversos projetos e interesses que unem a empresa ao País há mais de 40 anos".

O diretor-executivo da Saipem do Brasil, Roberto Di Silvestro, destaca que a empresa "sempre esteve atenta ao desenvolvimento sustentável, inclusive pela promoção de iniciativas de criação de valor para as comunidades locais onde atua" e que o acordo "confirma esse compromisso da Saipem". .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade