PUBLICIDADE

Mundo

Emir do Catar pede diálogos para resolver crise política

21 jul 2017 - 19h24
Compartilhar
Exibir comentários

O emir do Catar pediu diálogos nesta sexta-feira para resolver uma crise política que colocou seu país contra quatro Estados árabes, dizendo que quaisquer conversas precisam respeitar soberania nacional.

Emir do Catar Tamim bin Hamad al-Thani em Nairóbi
 11/4/2017    REUTERS/Thomas Mukoya
Emir do Catar Tamim bin Hamad al-Thani em Nairóbi 11/4/2017 REUTERS/Thomas Mukoya
Foto: Reuters

Em seu primeiro discurso desde que quatro países árabes romperam laços com Doha, o xeique Tamim bin Hamad al-Thani disse que a vida continua normal, apesar do que descreveu como um cerco injusto.

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Barein e o Egito cortaram laços e impuseram sanções sobre o Catar no mês passado, acusando o país de financiar grupos extremistas e apoiar terrorismo. O emir negou as acusações.

"O Catar está lutando contra o terrorismo implacavelmente e sem comprometimentos, e a comunidade internacional reconhece isto", disse o xeique Tamim em discurso televisionado.

Ele falou horas após o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, dizer que os EUA estavam satisfeitos com os esforços do Catar em implementar um acordo com objetivo de combater o financiamento de terrorismo, e pediu que os quatro Estados retirassem seus bloqueios.

O xeique Tamim disse que o povo do Catar deve se tornar mais auto-suficiente e pediu para a economia ser aberta a investimentos estrangeiros.

"Chegou a hora de pouparmos o povo de diferenças políticas entre governos", disse, pedindo diálogo. "Qualquer solução deve respeitar a soberania e vontade de cada Estado."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade