PUBLICIDADE

Mundo

Em telefonema a Trump, presidente da China pede solução pacífica sobre Coreia do Norte

12 ago 2017 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da China, Xi Jinping, disse que é necessário que haja uma solução pacífica para a questão nuclear norte-coreana e, em telefonema com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exortou todos os lados a evitar palavras ou ações que alimentem tensões.

Os comentários de Xi vieram horas depois que Trump advertiu a Coreia do Norte que os militares dos EUA estavam prontos para agir quando Pyongyang acusou o líder dos Estados Unidos de dirigir a península coreana à beira da guerra nuclear.

O Pentágono informou que os EUA e a Coreia do Sul irão seguir como planejado com um exercício militar conjunto em 10 dias, ação certa de antagonizar ainda mais a Coreia do Norte.

Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores da China informou que Xi disse a Trump que uma solução pacífica para a questão nuclear da Coreia do Norte era essencial e pedia calma.

"As partes interessadas devem ter moderação e evitar observações e ações que aumentam as tensões na península coreana", afirmou Xi.

Em seu telefonema, Trump e Xi "concordaram que a Coreia do Norte deve parar seu comportamento provocador", afirmou a Casa Branca em comunicado, acrescentando que a relação entre Trump e Xi era "extremamente próxima" e "que conduza a uma resolução pacífica do problema da Coreia do Norte".

Trump, de férias em seu resort de golfe em Bedminster, Nova Jersey, usou o Twitter recentemente para alertar o líder norte-coreano Kim Jong Un que "soluções militares estão plenamente em vigor, 'locked and loaded', caso a Coreia do Norte aja imprudentemente".

O termo "locked and loaded", popularizado no filme de guerra de 1949 "Iwo Jima - O Portal da Glória", estrelando o ator norte-americano John Wayne, refere-se às preparações para disparar uma arma.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade