PUBLICIDADE

Mundo

Em novo recorde, Tóquio supera 5 mil casos de Covid em 1 dia

Número de pacientes em UTIs é o maior desde fevereiro

5 ago 2021 - 09h01
(atualizado às 10h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a cidade de Tóquio passou da marca de cinco mil casos diários de Covid-19 nesta quinta-feira (5). Foram exatamente 5.042, superando de longe o recorde anterior, de 4.166, registrado um dia antes.

Tóquio vem registrando alta nos casos diários de casos há cerca de dois meses
Tóquio vem registrando alta nos casos diários de casos há cerca de dois meses
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Os aumentos concretizam os temores das autoridades sanitárias de que a onda de contágios, que está aumentando diariamente desde junho, teria um impulso ainda maior com a realização dos Jogos Olímpicos - que começaram no fim de julho.

Outro dado preocupante é a constante alta nas internações em unidades de terapia intensiva, sendo que há 135 pacientes nessa situação atualmente, o maior dado desde o início de fevereiro.

Por conta da alta, o governo japonês ampliou o estado de emergência para, praticamente, todo o país até o dia 31 de agosto. Atualmente, toda a região metropolitana de Tóquio vive nessa situação, além de Osaka, Hokkaido, Ishikawa, Hyogo e Fukuoka. A partir dessa sexta (6), o decreto entrará em vigor também em Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Aichi, Shiga e Kumamoto.

O estado de emergência prevê o fechamento antecipado de bares e restaurantes às 20h e a proibição da venda de bebidas alcoólicas em locais de diversão a partir das 19h. No Japão, nunca houve ordens de lockdown como o feito em outros países asiáticos e europeus.

Segundo o ministro para a Gestão da Emergência de Covid-19, Yasutoshi Nishimura, o número de pacientes em situação grave praticamente dobrou nas últimas duas semanas, aumentando os temores sobre o quanto o sistema sanitário irá aguentar a pressão. Ainda conforme o político, a disseminação da variante Delta é a principal responsável pela alta.

Conforme o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, cerca de 90% de todas as infecções na área de Kanto, onde fica a região metropolitana de Tóquio, são da nova cepa. No país, ela já representa 60% das contaminações.

Desde o início da crise sanitária, o Japão tem pouco mais de 979 mil casos confirmados de Covid-19 e 15,2 mil vítimas. A vacinação continua em ritmo lento, com apenas 41% da população em processo de imunização, de acordo com o portal Our World in Data, sendo que 31,3% dos cidadãos completaram o ciclo vacinal e 10,37% receberam a primeira dose. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade