PUBLICIDADE

Mundo

Em Moscou, assessor de aiatolá do Irã saúda laços "estratégicos" com a Rússia

11 jul 2018 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos principais assessores do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, saudou nesta quarta-feira o "relacionamento estratégico" de seu país com a Rússia durante uma visita a Moscou, como parte de uma ofensiva diplomática empreendida por Teerã enquanto se prepara para a retomada de sanções dos Estados Unidos.

Ali Akbar Velayati, um dos principais assessores do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei 18/05/2015 REUTERS/Mohamed Azakir
Ali Akbar Velayati, um dos principais assessores do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei 18/05/2015 REUTERS/Mohamed Azakir
Foto: Reuters

Ali Akbar Velayati, que deve se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, também repreendeu o presidente dos EUA, Donald Trump, dizendo que suas ações "indignas de confiança" tornaram os laços próximos de Teerã com Moscou ainda mais necessários.

Em maio os EUA se desligaram de um acordo multinacional que havia suspendido sanções contra o Irã em troca de limites ao programa nuclear iraniano. Washington diz que readotará as sanções e instruiu outros países a interromperem todas as importações de petróleo iraniano até 4 de novembro para não enfrentarem retaliações financeiras dos EUA.

"O relacionamento entre o Irã e a Federação Russa é um relacionamento estratégico, e nos últimos anos as relações bilaterais e regionais coletivas se expandiram", disse Velayati ao chegar a Moscou, segundo a agência de notícias iraniana Isna.

Ele disse que entregará mensagens de Khamenei e do presidente iraniano, Hassan Rouhani, a Putin e que os dois debaterão a situação global "muito delicada".

Velayati citou a cooperação russa e iraniana na Síria, onde os dois países apoiam as forças do presidente Bashar al-Assad na guerra civil de sete anos contra o que o funcionário iraniano classificou como o "terrorismo e seus patrocinadores".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade